quinta-feira, 30 de setembro de 2010

De cara (e cabeça) para o mundo

Publicitários selecionam estudante de 21 anos para cruzar 9 cidades do mundo em busca de tendências
29 de setembro de 2010 | 18h 18

Felipe Mortara - Especial para o Estadão.edu

Já imaginou passar 99 dias fazendo um mochilão e procurando tendências pelo mundo? Pois é isso o que propõe o projeto 99 Novas, da DM9DDB, uma das maiores agências de propaganda do País. A agência completou 21 anos em setembro e resolveu celebrar de maneira inusitada, selecionando um jovem que também tenha nascido em 1989 para viajar por 9 cidades caçando novidades e novas maneiras de ver o mundo.

“Tem tanta gente bacana no mundo. Com certeza tem um cara pronto, maduro e afim o suficiente de encarar isso. Vamos procurar essa pessoa especial que possa viver essa experiência. Essa viagem também vai ensinar muito para a gente”, explica Sergio Valente, presidente da DM9DDB.

O jovem andarilho vai passar por Londres, Nova York, Paris, Barcelona, Milão, Mumbai, Bangcoc, Xangai e Tóquio, com todas as despesas pagas. A única coisa que a DM9 obrigacao do estudante publique posts diários em um blog compartilhando informações que sejam consideradas tendências de cada lugar.

Ao final da viagem o blog será avaliado pelos idealizadores do projeto e se o resultado estiver dentro das expectativas da agência, poderá ser convidado a integrar o quadro de funcionários da DM9DDB em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso até dia 21 de outubro. Para ser escolhido o candidato deverá cumprir algumas tarefas, além de falar inglês fluentemente e estar regularmente matriculado em um curso universitário no Brasil. Os 99 candidatos melhor classificados vão para uma nova etapa do processo, em que deverão criar um blog e mostrar intimidade com vídeos e redes sociais. Ao final serão realizadas entrevistas com funcionários da empresa.

Além de festejar a data, apurar novas tendências e marcar a vida de um jovem, a DM9DDB confessa que também vai se beneficiar com o projeto. “Toda ação tem um objetivo de criar boato, de ajudar agência a ser mais relevante e dar mais visibilidade”, confessa Valente, que não consegue conter o entusiasmo. “Bacana vai ser viver o dia a dia, as experiência e peripécias em tantos lugares do mundo”.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Adesivagem criativa

Não é ótimo?

A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Encerrando o III Fórum Ideias que Funcionam, Tom Martin, presidente da Converse Digital, fez a sua abordagem sobre a análise e a mensuração de resultados da comunicação em redes sociais. “As redes sociais representam uma das melhores plataformas para as marcas que querem mensurabilidade. Com a capacidade para ver quantos e quais consumidores gostaram de um post no Facebook, que liga à sua conta no Twitter e que recebeu o maior número de cliques, as marcas constroem estratégias de marketing inteligentes, que irão gerar conversas mais atraentes e eficazes com os consumidores”, destacou Martin.

O publicitário também apresentou ao público detalhes da sua estratégia para mudar a percepção das pessoas sobre o Carnaval de New Orleans – My Mardi Gras – e mostrar à comunidade um lado do evento que poucos conheciam. Tom Martin traçou uma estratégia de comunicação exclusivamente digital. “Tradicionalmente, a mídia norte-americana apresenta o lado selvagem do Mardi Gras. Ao proporcionar uma alternativa de comunicação em tempo real e ligada a todas as grandes redes de mídia social, pudemos oferecer novas informações à comunidade e mostrar que o evento também poderia ser frequentado por famílias”, afirmou o especialista.

Efeito Obanma

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, utilizou em sua campanha presidencial um meio de comunicação muito utilizado por muitos para atingir seus objetivos de comunicação e de campanhas publicitárias, a INTERNET, mais do que somente anunciar a campanha de Obama teve um impacto muito grande nas eleições atingindo jovens e adultos de todo o país.

Essa é uma forma de anunciar que traz muitos resultados positivos, mais que aqui no Brasil não obteve o mesmo resultado que no país do Tio Sam, aparentemente o eleitor brasileiro não se interessou muito pelas campanhas na internet, ainda somos um país que vota por motivos obscuros, mais isso é para um próximo post.

The 400 - Golden Celebration

The 400 Golden Celebration, festa que ocorre 1º de Outubro de 2010, na Barra Funda em São Paulo, apresenta em sua 3ª edição o conceito de uma festa "dourada" que busca um ambiente exclusivo e deixa no ar a sensação de super-produção, com estrutura de camarotes, backstage e camarins dignas de tapete vermelho e claro contando com o público mais seleto da cidade.


Trás pela 1ª vez para o país o patrocínio da champagne LUXOR, produzida na França com folhas de ouro 24k e de forma limitada, e para festa serão trazidas sob encomenda e com o nome dos felizes compradores gravados nas garrafas em ouro também 24k.


Maiores informações e reservas de camarotes/mesas pelo email: contato@the400.com.br ou pelo fone (11) - 3670-5554








Apresentação PREX - Tarcísio

Boa tarde Galera!!

Ontem 28/09/10 a partir das 18h40min horas, estivemos na primeira apresentação do PREX com o Tarcísio e mais 2 grupos do 4° ano.

Primeiro foi passado alguns conselhos, dicas e sugestões pelo Tarcísio em sala, onde discutimos qual a melhor forma de apresentação em público e/ou para uma banca.

Comentamos sobre postura, gestos, manias, vício da linguagem e o principal, como lidar com o nervosismo no momento mais importante do PREX, a apresentação.

Após um bate-papo entre todos presente em sala, começamos uma apresentação individual, onde estávamos sendo observados e no final de cada apresentação, foi comentado seus vício, erros e sugestões para lidar com o nervosismo.

Foi um workshop muito interessante, onde todos que participaram puderam saber suas falhas e correções para um momento importantíssimo não só para o PREX, mas para os desafios no decorrer da sua vida profissional.

Agência Mosaico

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Z Generation!

Z Generation!
O que é a geração Z? É a geração formada por crianças e adolescentes (futuros consumidores). São alvos do mercado desde já, pois já, desenham suas próprias tendências. Pois mantém as características da geração Y (jovens), e se vêem cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, e dispostos sempre a procurar por produtos e serviços gratuitos, procurando assim o melhor para si. Tudo isso pode ser encontrado na Rede.
O conceito de cada geração, antes apenas explorado pelo RH, entra de vez no mercado. É claro que não podemos julgar as pessoas por suas idades, mas essa divisão ajuda na criação de estratégias segmentadas. Sua inquietude, menos fidelidade as marcas e acostumada a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, são características de Y e Z, porém, o que as diferencia é que a Z tem tudo mais acentuado, porque se desenvolveu junto com os avanços tecnológicos mais recentes.
A geração Z nasceu com tudo de tecnologia, pois, crianças de cinco ou seis anos já são usuários de telefones móveis e outras tecnologias. Se Y é exigente, e quer agilidade, a Z quer muito mais. Z não sabe o que é viver sem tecnologia, e não que saber de pré-história.

Consumidor menos previsível

Vamos por faixa etária... Y têm de 20 a 30 anos, e Z até 17. Enquanto a X é preenchida com pessoas de 30 a 45 anos. X têm como status, a chegada do homem à lua, o surgimento do vídeo-cassete e a criação do computador pessoal, mas passou por instabilidades financeiras, o que não aconteceu com a Y, que foram muito mais aderidos ao mercado de compras.
A Y se desenvolveu em uma época de boa economia, e presenciou grandes avanços tecnológicos, a principal delas a internet, o que os fez crescer realizando muitas tarefas ao mesmo tempo. Mas acabam sendo influenciados por diversos fatores: Sociais, culturais e econômicos. Isso faz com que não se definam como um grupo segmentado de pessoas.
Hoje o consumidor é imprevisível, ao contrário do passado. Todos tentam entender o que mudou, porque antes de serem gerações diferentes, esses consumidores são seres humanos que tem necessidades, expectativas e valores que vão além da data de nascimento.

Jovens não querem pagar por conteúdo

O Marketing ficou com a grande “bomba”, de ter que segmentar cada comportamento de consumo. Porque as gerações anteriores também se adéquam aos costumes das mais novas. Exemplo disso é a compra pela internet.
As instituições precisam entender e se adequar as gerações, tanto a X, como Y, ou Z. Mas a Z principalmente, porque ela quer pagar cada vez menos por produtos e conteúdos. Fazer downloads de musicas, livros e filmes, é normal para eles. Hábito distinto da X, que prefere alugar um filme, ir a uma livraria ou comprar um CD. Não que a X não goste, mas a proporção é menor.
Moda e tecnologia, principalmente celular, são os produtos mais comprados. A geração Z não consumista ativa (a que faz a compra), mas pode se ter certeza que é a mais influenciadora. Pois pesquisam na internet antes de ir à loja física.

Sustentabilidade e marcas transparentes

A sustentabilidade esta em alto no mercado de consumo. Na Y já se percebe isso, mas na Z isso vai ser fundamental. Os jovens se preocupam com o meio ambiente e com causas sociais. Por isso atividades sociais e sustentáveis serão indispensáveis para as empresas em um futuro próximo. Quem entregar isso ao seu consumidor ganhará pontos positivos em uma possível fidelização da marca. Conhecer seu consumidor é fundamental.
Para atingir a Z, é necessário desde já começar um diálogo com este público. Algo parecido que a Oi (empresa de telefonia móvel) faz.

Conexão com os jovens de espírito

A Oi tem apenas oito anos, e hoje conta com investimentos em música, moda, esportes e cultura. Seu principal trunfo é a Oi FM. É uma rádio jovem presente em 10 cidades, é seu principal canal para e conectar com os jovens.
Ela tem como foco, ser uma marca voltada para o público de espírito jovem. Comunicando assim, ela define a identidade da marca. A Oi desperta uma relação emocional com as pessoas. As pessoas querem continuar jovens, e isso a empresa explora.
Entender essas diferenças de gerações ajuda as empresas a construir suas estratégias segmentadas, mas não pode deixar de lado o perfil do consumidor. E nunca pode se esquecer que antes de gerações e idades, vem o ser humano.
Fonte Pesquisada: Mundo do Marketing

e-commerce

A compra pela internet vive um momento especial no nosso país. Conquistou a confiança do consumidor eletrônico, e isso cresce a cada dia mais. As grandes empresas que já atuam no ramo virtual, investem pesado. E quem ainda não aderiu a moda, já se prepara para entrar no varejo online. As possibilidades para o comércio eletrônico terem crescido 27% no primeiro semestre 2009 em relação ao mesmo período em 2008, são vários. Vai desde a comodidade e a maior variedade, até a impressão que o preço é mais barato. Em R$, “só” significa 4,8 Bilhões, segundo fontes, e a expectativa é que chegue a 10 Bilhões.
Grande aliada deste crescimento é a classe C, pois cada vez mais esta tem acesso a internet. Para este ano a e-bit, projeta uma faturamento de 10,6 bilhões. Isso só dá motivos para quem está de fora entrar no mercado online rapidamente.
Se muitos colegas de profissão têm preconceito contra esta ferramenta, o que dizer de um ticket médio de R$323,00 só nos seis primeiros meses do ano passado? Mas tudo têm seus, porém, houve uma pane na logística por parte dos distribuidores e ai mostrou a falta de infra-estrutura do país.
Confiança a um clique
O que alavancou esta confiança que o consumidor tem na internet, são as formas seguras de pagamento, que variam de até 12x no cartão, até em boletos. Mas o que mais aumentou a venda no e-commerce, foi o acessos da classe C à internet.
Números mostram que a classe AB pulou de 71% para 80% nas compras online. Já a nova classe C saiu de 33% para 45%. Internautas também pesquisam a segurança do site, através de certificados e comentários. Não clicam em ovos.
Como no PDV, empresas atraem atenção dos consumidores através de imagens em 360º, vídeos, zoom, facilidades, e etc. Além de tudo isso a internet passa a idéia de o produto custar mais barato, até pelo custo beneficio/comodidade.

Novos caminhos para a diferenciação


Profissionais do ramo, com vasta experiência, comentam que muitos varejistas não acreditavam no meio, mas por isso mesmo, acabavam se dando mal quando entravam no ramo, pois não tinham capacidade operacional. Estes mesmo profissionais acreditam que o comercio na internet cresce a cada dia mais, pois o mercado está baseado nos pilares de serviço: entrega eficiente; bons prazos; confiança; e atendimento 24 horas em diferentes canais. Estes requisitos são essenciais no e-commerce de hoje. Contanto, diferenciação é indispensável, exemplo disso é a loja virtual OQVESTIR, ela proporciona ao consumidor um sistema de compra assistida, é onde o e-consumidor se interage com um vendedor online através de um chat, e assim vai tirando suas dúvidas.

Evolução, faturamento e simplicidade

A diferença entre 2001 e 2009 é assustadora. Mas para quem está no ramo, é surpreendentemente agradável, porque no 1º semestre de 2001 o e-commerce gerou 197 milhões, para chegar ao que chegamos hoje, é um mecanismo de venda essencial em qualquer setor. E a maior vantagem é que nele temos a estrutura de uma loja e o faturamento de várias.
Livros e assinaturas de revista e jornais lideraram em 2009, como os mais vendidos.
Para quem entra agora no mundo de vendas on-line é bom saber que não basta colocar a loja no ar e começar a vender. “Não é mais assim. Hoje é preciso mostrar qual o seu diferencial, o que você faz melhor e porque escolher a sua loja”, avalia Reiss, da F.biz. Por outro lado, atrair o internauta de primeira viagem requer uma estratégia simples. Tornar a experiência de compra o mais fácil possível é o caminho. “Existe a tentação de querer sofisticar demais a experiência, mas acho que esta é uma tendência ruim. Sofisticação deve estar por trás do site”, completa.

Números do e-commerce no Brasil

- 15,2 milhões de brasileiros já fizeram compra pela internet.

- R$ 323,00 é o ticket médio.


- A previsão de faturamento em 2012 é de R$25 Bilhões.

- O e-commerce cresceu 27% no primeiro semestre de2009. O faturamento foi de R$ 4,8 bilhões. E o acumulado pode chegar aos 10,5 bilhões

- No Brasil as vendas online chegam até R$1,6 bilhões.

- A Casas Bahia faturou R$195 milhões em 2009. A previsão é de aumentar 1,5%

- Os maiores varejistas do Brasil vendem online. Pão de Açúcar, Casas Bahia,
Ponto Frio, WalMart, Magazine Luiza e B2W, são alguns exemplos. Carrefour abre sua loja online ainda este ano.

- O canal online da Saraiva é responsável por 33% das vendas. É o melhro setor de vendas da rede, tende crescer ainda mais com a inserção do E-mail marketing.

- 86% dos e-consumidores estão satisfeitos com o comércio online.


Não só em relação a esta pesquisa, mas com base nesses e em muitos dados, resolvemos trabalhar com o e-commerce em nosso projeto. É um mercado extraordinário que merece sim ser muito usado, pois cresce deliberadamente país e mundo a fora.

Fonte de Pesquisa: Mundo do Marketing

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROMOTOR DE MERCHANDISING

Empresa de Marketing Promocional

Seleciona candidatos para a vaga de Promotor de Merchandising para Campinas / SP.

Requisitos:
- Bom relacionamento interpessoal
- Boa comunicação
- Experiência na área

Benefícios:
- Vale alimentação
- Ajuda de custo para celular
- Carro da empresa

Salário:
R$ 1.290,00

Observações:
Interessados favor enviar curriculo no corpo do e-mail.

Enviar currículos até 29/09/2010 aos cuidados de: Mayra com a sigla: Promotor de Merchandising no campo assunto para o e-mail: mayra@rclplatz.com.br .

domingo, 26 de setembro de 2010

Destino: Gramado


Que tal participar do maior evento de publicidade e propaganda da América Latina? Todo ano ímpar acontece na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o Festival Mundial de Publicidade, para 2011 temos a informação de que está agendado para os dias 11, 12 e 13 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park e será lançado agora em outubro. Este ano haverá uma edição extra, na Semana da Propaganda de Nova Iorque, no dia 30 de setembro. Vale a pena ficar ligado, no site do festival , www.festivalgramado.com.br, tem mais informações. Para o ano que vem é bom ir guardando as economias!!!

sábado, 25 de setembro de 2010

Marketing de Guerrilha

Boa tarde Pessoal,

A agência Public Image utiliza principalmente esse tipo de Marketing em sua campanha para o cliente: Villa Baggage.

Resgatando o sentido de “Exclusivo”
14 de setembro

A orkutização do conceito de exclusividade é preocupante. Chegamos ao ponto do próprio Orkut, que já foi uma de rede social exclusiva para quem conhecia o Hiro, ter se transformado em sinônimo de queda de nível. Essa pegada de varejo do mundo incluído socialmente, oferecendo exclusividade em 12 suaves prestações que cabem no bolso, tira todo o glamour de poder estar onde os outros nunca colocaram seus pés.

Por conta disso, quando a TIM procurou a Espalhe para montar uma estratégia de disseminação de uma oferta “exclusiva para jovens”, tínhamos a noção de que se ninguém fosse de fato excluído, não haveria valor percebido em todos os benefícios oferecidos (por mais impressionantes que eles fossem).

Mas como decidir quem é de fato jovem e deve ser convidado para ser beta-tester e desenvolver junto com a operadora um plano que de fato atenda os desejos deste público?

Olhando a data de nascimento no perfil do Orkut, onde todo mundo mente? Pedindo o mailing teen da Alicinha Cavalcanti? Perguntando se já ouviu falar do Pe Lanza?

A forma mais bacana foi deixar a natureza decidir, como no curioso fenômeno explicado pelo vídeo abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=qrgB8WFeeuQ&feature=player_embedded

Toda a estrutura da ação está ancorada em um aplicativo para Orkut e Facebook. Desde o teste até o atendimento de dúvidas e distribuição dos chips e convites. Um grande passo em um cenário onde marcas ainda investem em sites faraônicos em Flash, mas que são ilhas isoladas da internet de verdade.

Vai lá e faça o teste. E se você for VÉIO como eu, não se preocupe. Basta fazer amizade com alguma jovem que ainda tenha um ouvido semi-virgem e convencê-la a te enviar um convite para também receber o chip.

Segundo o site: http://www.blogdeguerrilha.com.br/

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

VAGAS - PROMOTOR(A) - GRUPO STUDIO

Empresa de Grande Porte no segmento de Trade Marketing
Seleciona candidatos para a vaga de Promotor de Vendas para Campinas/SP.

Requisitos:Desejável Experiência na área de telefonia móvel celular e fabricantes de celulares.Desejável Experiência na área de vendas e promoção de vendas.

DISPONIBILIDADE PARA TRABALHO EM SHOPPING (HORÁRIO DAS 13H ÀS 21H).

Benefícios: VT + VR + Comissão
Salário:718,00 reais
Observações:VAGA EFETIVA

Enviar currículos até 10/10/2010 aos cuidados de: Andréia Pirollo com a sigla: Promotor de Vendas no campo assunto para o e-mail: andreia.pirollo@gerencialbrasil.com.br .

VAGAS - CRIAÇÃO - GRUPO STUDIO

Agência digital especializada em planejamento, desenvolvimento e gestão de projetos digitais.

Seleciona candidatos para a vaga de Criação para Campinas/SP.

Requisitos:Este profissional será responsável pela criação de layouts, design de interfaces, animações em flash.

Pré-requisitos:
•Portfólio on-line
•Conhecimentos de usabilidade e arquitetura de informação;
•Conhecimentos em Photoshop, flash, html, css.

Benefícios: Assistência Médica
Vale Transporte
Vale Refeição

Salário:Compatível com o mercado
Observações:Contratação CLT

Os currículos fora do perfil serão descartados.
Enviar currículos até 29/09/2010 aos cuidados de: RH com a sigla: Criação no campo assunto para o e-mail:
http://br.mc1141.mail.yahoo.com/mc/compose?to=rh%40estrategia1.com.br .

Se não houver endereço de e-mail acima, cadastre seu currículo no site: www.estrategia1.com.br.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Villa Baggage - Public Image

O Villa Baggage, é o novo conceito da música sertaneja, apesar do genêro possuir vários representantes, o Villa se destaca sendo o único que diversifica no jeito de se apresentar e entreter seu público, com musicas de diversos estilos e com novas roupagens feitas com qualidade aprovada pelos próprios intérpretes como: Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Chrystian e Ralf entre outros, que autorizaram a gravação de alguns de seus maiores sucessos.



Acesse o site: http://www.villabaggage.com.br/ e conheça um pouco mais do grupo, de seus integrantes e ouça de graça o mais novo álbum da banda: Love Com Você

O Villa Baggage esta pronto para te surpreender, venha e faça parte desse Espetáculo.

Public Image - informando você e o mundo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Facebook diz que provedor terceirizado tirou site do ar!

O Facebook, site de relacionamentos que aglutina meio bilhão de pessoas, teve problemas de acesso na tarde desta quarta-feira (22). O site já retornou ao funcionamento parcial --mas ainda apresenta problemas.

Em nota encaminhada à Folha, a assessoria de imprensa do Facebook declarou que "a instabilidade é decorrente de um provedor terceirizado, que está causando problemas para algumas pessoas, e não todos os usuários, que tentam conectar o Facebook".


"Estamos em contato com este servidor para solucionar a instabilidade e, ao mesmo tempo, trabalhamos para implantar modificações para que as conexões afetadas voltem a funcionar", diz o comunicado.

Aparentemente, se trata de uma pane global que impede os usuários de entrarem em seus respectivos perfis.

No serviço de microblogs Twitter, entretanto, já havia milhares de reclamações sobre a pane. Usuários de diferentes nacionalidades e locais do planeta perguntavam se o site estava fora do ar.

Mari Fabretti: marketing em redes sociais !!!






Quais os objetivos do marketing em redes sociais?
As mídias sociais como o Facebook e o Twitter avançam em ritmo acelerado e atraem um número crescente de usuários. Com isso, as empresas passam, cada vez mais a aderir a essas plataformas para divulgarem e se comunicarem com seu público. A pergunta, agora, não é mais se vão ou não aderir a esses canais, mas sim como elas podem medir o retorno de suas ações.


Os objetivos mais comuns das empresas são gerar conversações em torno de um produto ou serviço, melhorar a percepção da marca, aumentar o tráfego do site e conhecer melhor seus consumidores.


Portanto, uma campanha em redes sociais deve ser desenvolvido de forma a atingir esses resultados: mais comentários no blog, mais retweets ou seguidores no Twitter, fãs no Facebook ou amigos no Orkut.


Com objetivos e conceitos claros, fica mais fácil medir se os objetivos serão alcançados.


Um beijo Mari



Mari Fabreti: PAUSA PARA LEITURA !



Às vezes, a marca não precisa de muita coisa para gerar simpatia no público. Basta que a idéia seja pertinente ao contexto para conquistar potenciais consumidores. É o caso da televisão interativa RomTelecom.

A Graffiti BBDO da Romênia escolheu o maior diferencial do aparelho para a ação, que é a possibilidade de pausar os filmes e voltá-los a assistir quando quiser. Para comunicar esta vantagem, a agência colocou em vários livros, principalmente os que falavam sobre cinema, marcadores de páginas com layout que lembrava uma película e o texto “assista a um filme como você lê um livro”. E a associação vem naturalmente do leitor.

Uma mídia simples, barata e útil ao público-alvo. Tudo o que um anunciante deseja.

MARI FABRETTI: COMO ENLOUQUECER UM PUBLICITÁRIO

COMO ENLOUQUECER UM PUBLICITÁRIO

1. “Meu sobrinho faz este trabalho melhor que você”


Seja para criar uma logomarca ou um anúncio, as chances de ouvir algo parecido é muito grande. Afinal, qualquer um que mexe no Corel Draw vira automaticamente um Diretor de Arte e/ou Designer, não é?


2. Definir por conta própria quais programas o comercial vai passar


A mãe adora a Hebe, o filho curte TV Globinho, a esposa é vidrada no Hoje em Dia, a filha em Malhação e o irmão curte o CQC. Para agradar todo mundo em casa, o cliente pede para o comercial passar em todos esses lugares, mesmo que a campanha seja sobre peças de automóveis. Para que contar com o bom senso do Mídia se ele tem bom gosto, não é mesmo?


3. Mandar a idéia para a agência produzir


Dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco. Acrescente neste ditado a classe publicitária. Se até as próprias mães dos criativos gostam de sugerir idéias, imagine o cliente. Através do atendimento, ele já mostra para a agência como serão os títulos, roteiros e layouts da campanha. Afinal, ele está pagando e quer mostrar o seu talento para o público.


4. Usar materiais amadores


A tecnologia cada vez oferece para simples mortais aparelhos cada vez mais poderosos. Para que pagar um fotógrafo profissional se uma digital de 10 MP já resolve a situação, não é mesmo? Qualidade é nada, imagem é tudo. Pelo menos para quem usa esses aparelhos para produzir a campanha.


5. Usar modelos amadores


Seguindo a linha do tópico anterior, para que pagar modelos profissionais se a filha do cliente sonha com um papel na TV e vê o comercial do papai como uma porta para o seu sonho ser realizado? E o produto entra na história como um mero coadjuvante.


6. Aumentar a logomarca


Isso já aconteceu com onze entre dez agências. Todo o material está 99% aprovado, se não fosse o pequeno detalhe que a logo deve ser aumentada, ser o destaque do anúncio.


Muito boa, cometem !!!


Um beijo


Mari


MARI FABRETTI: MAIS UMA DE MARKETING DE GUERRILHA


Se você é apaixonado por carros e de repente encontrasse um poste cheio de miniaturas de um Audi, o que você faria? Certamente iria pegar um para você.


Baseado nesta idéia, a Lowe Roche do Canadá criou esta ação para a montadora para comunicar que o novo Quattro tem mais aderência ao chão.
ASSISTA NO YOU TUBE:
ADERE MESMO....KKKK

O Marketing Viral e a Galinha Submissa

Marketing viral refere-se as técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca.

Utiliza-se às vezes para descrever alguns tipos de campanhas baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites aparentemente amadores, e de outras formas para criar o rumor de um novo produto ou serviço.

Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens e inclusive textos.

Um exemplo de marketing viral bem sucedido foi o realizado pela rede do Burger King: “Subservient Chicken”.

A campanha Subservient Chicken (Galinha Submissa), criada pela agência americana Crispin Porter + Bogusky para a rede Burger King.

A campanha consistia em um site (http://www.bk.com/en/us/campaigns/subservient-chicken.html) onde uma pessoa fantasiada de galinha fazia movimentos determinados pelo internauta.

A situação não poderia ser mais bizarra: um sujeito vestido de galinha em uma sala, olhando para uma webcam no meio da tela do computador. Embaixo da imagem, uma lacuna onde o internauta digitava, em inglês, tarefas que a galinha deveria cumprir. O site recebeu 15 milhões de acessos nos primeiros 5 dias.

MARI FABRETTI: Estágio Oi 2011 – nível superior


Estágio Oi 2011 – nível superior

Estágio na Oi não tem enrolação, não tem blá-blá-blá. É uma oportunidade para quem é confiável e direto para lidar com os outros, inteligente e espirituoso no dia-a-dia e tem inovação e ousadia no DNA.


Além do trabalho em uma área da Oi, o Programa de Estágio acompanha sua evolução e investe no seu desenvolvimento, tudo para ajudá-lo a pensar sempre fora da caixa.


Na Oi, Estágio é para aprender e fazer acontecer. Você tá dentro ou tá fora?


INSCREVA-SE ATÉ O DIA 12/10 – www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi
O QUE É PRECISO?
Pra ser um Estagiário da Oi, você precisa:


• Estar cursando nível superior
• Ter previsão de formatura de fevereiro/2012 à julho/2013
• Ter domínio do pacote Office e inglês intermediário
O QUE A GENTE OFERECE?
Durante os 12 meses de Estágio, prorrogáveis por mais 12 meses, os Estagiários de nível superior recebem:


• Bolsa-auxílio mensal
• Auxílio Transporte,
• Vale Refeição,
• Plano Celular,
• Seguro de Vida,
• Programa de Desenvolvimento


O que você está esperando? Faça agora mesmo sua inscrição e sucesso!


BOA SORTE !!!


UM BEIJO !

MARI FABRETTI: Concurso para criação de logomarca

Concurso para criação de logomarca

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou concurso que vai selecionar a logomarca dos seus 60 anos, completados em 2011. A ideia é promover e estimular a reflexão sobre a importância da instituição para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.

Interessados podem se inscrever até 30/9. A participação é aberta ao público em geral, sendo permitida a apresentação de mais de um trabalho por participante. O vencedor leva um prêmio de R$ 15 mil.

Para mais informações acesse: http://www.cnpq.br/normas/rn_10_018.htm

Em caso de dúvidas, envie um email para: concurso_marca_60anos_cnpq@cnpq.br

Mari Fabreti: PUBLICIDADE É CREDIBILIDADE

O jogador de golfe, Tiger Woods – Crédito: Reprodução


Hoje o assunto é o discurso da rádio Jovem Pan referente ao caso Tiger Woods, jogador de golfe envolvido em um escândalo na vida pessoal, que acarretou o corte de verbas publicitárias, ou seja, anunciantes não querem a sua imagem ligada à imoralidade ou a falta de valores.


A partir dessa evidência a Jovem Pan, dentro do Jornal da Manhã, “levantou a bandeira” aos anunciantes brasileiros para que sigam o mesmo exemplo, e apliquem a verba publicitária em programas de contéudo.


Parabéns Joven Pan, por essa iniciativa – muitos ouvintes apoiam essa atitude – e hoje o jornalista Fernando Zamith leu vários depoimentos, e não pense você que essa é uma atitude moralista, mas quem trabalha na área sabe, que muitas vezes programas de rádio e TV com conteúdo saem do ar por falta de patrocinadores.


Publicitários e empresários, acordem. Com essa campanha da Jovem Pan, muitos consumidores já estão mais conscientes, e com isto estão de olho onde as marcas investem o seu dinheiro, e aqui vale o antigo ditado popular: “Diga com quem anda e direis quem és”. Em uma analogia podemos dizer: “Senhores publicitários mostrem onde as marcas querem investir sua verba e veremos os valores da empresa em questão”.

Marketing de Guerrilha - Resident Evil 4

Para a divulgação do filme Resident Evil 4: Recomeço o qual foi produzido em 3D ocorreu um marketing de guerrilha.

E como sendo a principal característica do filme os zumbis a agência 25 Bungalow, de Madrid, criou uma ação de guerrilha onde foram usados vários braços saindo por bueiros, canteiros, fontes, portas de ônibus e etc, causando susto em algumas pessoas. Confira no vídeo abaixo:



Um marketing de guerrilha bem feito consegue despertar a atenção e causar grande repercussão, com pouco investimento há um grande retorno.

O filme Resident Evil 4: Recomeço está em cartaz para quem quiser conferir e se assustar vá ao cinema assistir em 3D.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada (RA) acrescenta informações digitais ao espaço físico. Cria objetos entre a realidade virtual e o que é real, proporciona mais informações ao usuário.

A realidade aumentada veio a partir das etiquetas bidimensionais ou QR Code que permitem adicionar conteúdo digital aos objetos (aplicativos de geolocalização, além da localização de lugares, empresas e instituições, relação de tempo e de deslocamento).

Hoje em dia a maior parte do uso da realidade aumentada está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo que são digitalmente processados e “aumentados” por gráficos criados pelo computador.

Há por exemplo sites que reconhecem o rosto do usuario e busca maiores informações na rede sobre ele, e em seguida disponibilizando estas informações.

Na publicidade ela está sendo usada para divulgação de marcas de um modo diferente, assim como em ações promocionais.

No site: www.realidadeaumentada.com.br após fazer cadastro é possível testar alguns tipos de realidade aumentada.

Veja no vídeo abaixo exemplos de realidade aumentada.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Hoje é o “Dia do Rádio” – Parabenizamos a todos os radialistas

Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de Setembro que é também o Dia da Árvore. A celebração teve início em 1945, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.
Nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado O Dia da Radiodifusão. Escolheram 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto.
Edgard Roquette-Pinto, médico, antropólogo e professor, nascido em 1.884, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1.923.Dessa forma, passamos a comemorar em 21 de Setembro o Dia do Radialista e em 25 desse mês o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão.

Mais recentemente, em decreto assinado pelo Presidente Lula, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o Dia do Radialista a ser comemorado em 7 de Novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso.Costumes não se criam por decreto e em razão disso continuo enviando cumprimentos na data original da qual todos os radialistas gostam: 21 de Setembro.
Na verdade, a Radiodifusão é de importância imensurável. E o homem de Rádio que leva a sério a sua profissão, que nela crê e a ela se dedica, presta um serviço de inestimável valor à coletividade e faz jus a essas comemorações.
Seja na informação precisa e imediata, seja no aviso de utilidade pública, seja no lazer proporcionado pelos programas que divertem e deleitam, seja na orientação dada, na cultura difundida, na transmissão dos eventos esportivos, seja nas mensagens de paz e amor e fraternidade, o profissional de Rádio presta um grande serviço à nação.

E não são apenas os locutores, os comentaristas, os noticiaristas, os repórteres, aqueles apresentadores que vocês ouvem, que desempenham papel importante na Radiodifusão. Há todo um exército de pessoas cujos nomes vocês nem conhecem, cuja voz vocês nunca escutam e que estão dia e noite, domingos e feriados, trabalhando para que a Emissora possa fazer suas transmissões. São os proprietários e diretores das empresas de radiodifusão, os técnicos, os operadores, o pessoal da área artística, os redatores e produtores, os integrantes do setor comercial e da administração, muita gente mais, compondo uma colmeia que não pára, que trabalha, produz e realiza, fazendo-se merecedora de admiração e respeito.
No dia 21 saudamos os radialistas. No dia 25 homenageamos os radiodifusores, os proprietários de Emissoras. É muito grande a sua luta, são enormes os investimentos necessários, não é fácil a seleção de profissionais, são preocupantes as despesas enormes que se repetem todos os meses.Com tantos compromissos, não foram poucos os que desistiram no meio da jornada.
Recebam nosso abraço, heróicos radialistas e radiodifusores.Recebam a nossa homenagem e os nossos votos de sucesso

Agência Criativ
Retirado no site: http://dimassantos.com.br/?p=8316&cpage=1

Intimidação virtual causa mais depressão, constata estudo

A intimidação virtual pode causar mais problemas às vítimas do que espancamentos ou ofensas pessoais, reportaram pesquisadores norte-americanos nesta terça-feira (21).
E ao contrário das pessoas que praticam bullying na vida real, as que o fazem virtualmente parecem menos deprimidas que suas presas, constatou a equipe do National Institutes of Health.
Jing Wang, Tonja Nansel e Ronald Iannotti, do National Institute of Child Health and Human Development, parte do NIH, analisaram dados sobre uma pesquisa internacional de 2005 e 2006 que incluía 4,5 mil adolescentes e pré-adolescentes norte-americanos.
Eles responderam a perguntas específicas sobre sentimentos de depressão, irritabilidade, mau humor e dificuldades de concentração, e também a questões específicas sobre terem recebido agressões físicas, xingamentos, rejeição ou mensagens negativas via computador ou celular --ou feito coisa parecida a terceiros.
"Ao contrário do bullying tradicional, que em geral envolve confronto face a face, as vítimas de intimidação virtual não são capazes de ver ou identificar quem as agride", escreveu a equipe de Iannotti em estudo publicado pelo Adolescent Health.
"Por isso, é mais provável que se sintam isoladas, desumanizadas ou impotentes no momento do ataque", acrescenta o texto.
Os agressores físicos e verbais são eles mesmos deprimidos, em muitos casos. Mas embora exista pouca diferença nos níveis de depressão entre os agressores físicos e suas vítimas, a equipe do NIH constatou que as vítimas de intimidação virtual reportavam níveis de depressão significativamente mais altos que os dos praticantes frequentes de intimidação.
A questão da intimidação pode ter dimensões políticas --prejudica o aprendizado e pode reduzir a média de uma escola nos testes de avaliação. As escolas norte-americanas estão sob pressão cada vez maior para elevar seus resultados e demonstrar melhoras regularmente. No ano passado, a mesma equipe constatou que mais de 20% dos adolescentes norte-americanos que estão na escola haviam sofrido intimidação física ao menos uma vez nos dois meses precedentes, 53% sofreram intimidação verbal, 51% foram intimidados socialmente por meio de exclusão ou ostracismo e 13,6% foram intimidados por via eletrônica.

Agência Criativ
Retirada do site: Folha.com - 21/09/10 - 14:20 hrs
http://www1.folha.uol.com.br/tec/802321-intimidacao-virtual-causa-mais-depressao-constata-estudo.shtml

Falha de segurança no Twitter impede uso do microblog

O Twitter apresenta problemas na manhã desta terça-feira (21). Por volta das 9h30, usuários relataram que têm dificuldades de usar o microblog e que uma mensagem que apresenta um código estranho está sendo divulgada automaticamente. Há também relatos de que algumas mensagens são "retwittadas" sem interferência de usuários.
Usuários que utilizam programas como Tweetdeck e o Twhirl, por exemplo, parecem que não são afetados pelo problema, que parece atacar apenas o site do Twitter. O mesmo ocorre para quem acessa o Twitter por meio de aplicativos do iPhone.
O Twitter se manifestou oficialmente por meio de seu Status blog, informando que já descobriu da onde surgiu a falha de XSS (Cross-site scripting), que apresenta códigos que são injetados em uma página por meio de um link. O microblog afirma que uma solução deverá ser implementada nas próximas horas.
De acordo com o colunista de segurança do G1, Altieres Rohr, "A falha foi provocado por um erro no processamento de links no Twitter. O código coloca um "@" [sinal de link para outro usuário do Twitter] dentro de um link comum [começado com http://], o que confunde o site. Com isso, foi possível injetar um código 'onmouseover', que é ativado quando se passa o mouse por cima do link [onmouseover em português significa 'quando o mouse está em cima']. O código injetado 'clicava' no botão RT pela vítima, passando o vírus adiante". Ele complementa, dizendo que "diferentemente do vírus anterior que se espalhou no Twitter, o código usava um elemento da própria página [o botão RT] para se espalhar e não houve roubo de cookies – que permitiriam o acesso total às contas afetadas – embora isso fosse possível".
Ainda não se sabe se a falha de segurança do site foi provocada por um hacker que tentou invadir o Twitter ou por um vírus. Segundo alguns usuários, o problema se espalha quando a pessoa vê sua timeline, ou seja, quando lê as publicações de amigos. Entretanto, o 'bug' é disseminado como um vírus, espalhando-se pelas contas de outros usuários.
Algumas pessoas conseguem resolver o problema ao deletar as mensagens que apresentam um código. Para fazer isso, basta entrar na "timeline" do usuário, ou seja, na página em que aparecem todas as mensagens publicadas pela pessoa, e clicar no botão delete ao lado do post "infectado". Entretanto, como este código é publicado sem intenção por outros amigos do usuário, o problema se mantém. Os programadores do programa Tweetdeck sugerem que estas publicações sejam apagadas e que não sejam acessadas pelo Twitter até uma correção.
Até o momento o Twitter não se manifestou sobre o problema.

Agência Criativ
Retirado do site: Globo.com -21/09/10 - 14:00 hrs
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/problemas-no-twitter-impedem-usuario-de-publicar-mensagens.html

Vai e Vem

Dizem que George Orwell errou quase tudo no seu livro 1984. Acho que ele acertou quase tudo. A começar pelo conceito do Big Brother, que hoje se manifesta em nosso dia-a-dia de tantas formas: de programas de televisão a câmeras de vídeo que nos acompanham a todo instante, a controles de fronteiras, ao programa Echelon, dos EUA, que monitora toda a comunicação eletrônica no mundo. Ele acertou também na globalização e na formação dos blocos político-econômicos.Mas onde ele mais acertou, a meu ver, foi no conceito do dupli-pensar, na revisão da verdade a todo momento, e na formulação de uma nova verdade, ou mentira, não importa, a todo momento, basta que seja um instrumento útil para aquele momento. Até porque dali a pouco teremos outra verdade, outra mentira, outra palavra de ordem.A procura da nova fórmula do negócio da propaganda e o estado de surpresa dos líderes desse negócio refletem um pouco o jogo de vai-e-vem que domina o mundo. A globalização deu certo, mas também não deu, porque criou problemas com os quais não sabemos lidar.O que tira emprego dos americanos não é a concorrência das empresas dos outros blocos econômicos, mas as próprias corporações dos EUA que fazem outsorcing na Ásia. Ou qualquer outro lugar, não importa qual.Criar valor para os acionistas desculpou um descompromisso com a continuidade das empresas. O negócio é o aqui e agora. Depois, quem estiver no meu lugar, que resolva.Racionalizar portfolios justificou o maior movimento de assassinato de marcas que já se viu. Tudo muito bem planejado, analisado, justificado com planilhas eficientes. O compromisso dos funcionários das empresas com os resultados, que geravam bônus, uma idéia que parecia até meio socialista, provocou uma onda de manipulação de balanços, os escândalos corporativos - uma maneira delicada de falar em roubo -, de proporções inusitadas. Uma das maiores e mais antigas empresas de auditoria do mundo foi-se nessa. No mundo do marketing as empresas descobriram o star system e apareceram os homens que dominavam as novas fórmulas: ceos milagreiros, marqueteiros milagreiros, financeiros milagreiros, devidamente sacralizados pela imprensa, que no vai-e-vem nos apresentava um novo milagreiro a cada edição.E, no vai-e-vem, a qualificação "profissional agressivo" aplicou-se ao sujeito simplesmente antiético. E aí nos convencemos de que existe milagre, e saímos todos à procura de um milagre, vulneravelmente prontos para acreditar nele. A necessidade de uma fórmula salvadora, que simplificasse um mundo complicado, nos fez crédulos. E com isso bastava alguma coisa ser nova para ser boa. Agora é isso e não mais aquilo. Vai e vem.Então, acreditamos que a internet ia matar a comunicação de massa. Não aprendemos nada. Não lembramos que o rádio não matou a imprensa, o cinema não matou o rádio, o vídeo não matou o cinema, o MP3 não vai matar o CD. Nada mata nada. Tudo converge. Tivemos de ler livros que falavam no fim do marketing, no fim da propaganda. Está na hora de começar a falar no fim do fim.Nos últimos anos, o princípio do crescer e multiplicar foi substituído pelo cortar e racionalizar. Corto os produtos pela metade, as fábricas pela metade, os funcionários pela metade, pego o meu e pronto. É uma fórmula. Não deu certo. Já pensou em Deus falando: cortai e racionalizai?Os verdadeiros construtores do negócio da comunicação não procuravam fórmulas. Procuravam invenção. Invenção significa somar, crescer, adicionar, melhorar, aperfeiçoar. Temos a chance de inventar. Chega de vai e vem.
(Paulo Ghirotti)

Agência Criativ
Retirado do site: Portal da Propaganda / Zona Livre - 21/09/10 – 11:00hrs

A Nova Fraternidade Universal – O Paradigma das Nano-Redes

Seu irmão, o outro, nunca mais cometerá o pecado da usura. Se ele foi tocado, dividirá o pão que o iluminou com você e com o próximo, os mais próximos. Cada qual dá seu quinhão, um dízimo de si mesmo. Cada qual diante não mais das platéias de um teatro clássico, mas de micro, nano-redes de mútua conversação. Uma, duas, três, dezenas de milhões de nano-grupos de afinidade e afeição. Um mercado persa de diversidade interativa, em que cada computador é uma tenda e cada internauta um mercador de uma nova ordem. Somos todos membros de uma nova Fraternidade Universal, aquela cujo princípio é a integração com o outro e a troca de entendimentos comuns.
Não precisa mais rezar. Suas preces por um mundo mais fraterno já foram atendidas. A web das social networks, dos instant messengers, dos blogs e páginas pessoais, dos posts em redes sociais de interação, tudo isso é gente de todo tipo interagindo com gente do mesmo tipo.Trocando ensinamentos, experiências e adorações. Cada um desses novos fomatos da digitalidade é o mandamento dessa nova religião, que já transformou e seguirá transformando a maneira como conversamos e nos conhecemos. Nas redes sociais interativas, como ORKUT, LINKEDLN, MYSPACE,SECOND LIFE, e congêneres, trocamos um pedaço de nossas vidas e de nós mesmos. Nos blogs, trocamos nossas opiniões e visões. Nos messengers, trocamos o imediatismo do nosso presente. Nas plataformas peer to peer trocamos arquivos pessoais de cultura e entretenimento.
Para o setor da comunicação, toda essa interação digital libera um antes inimaginável poder de persuasão de comunidades criando nichos sobre os quais cada nano-grupo exerce sua influência. Introduz ainda a publicidade distribuída por comunidades de forma espontânea e viral, além di surgimento de múltiplos novos espaços de veiculação. Potencializa por fim a geração de uma infinidade (ainda desconhecida) de novas formas de se produzir e distribuir comunicação comercial, da publicidade ás promoções, do marketing direto a propaganda boca a boca( peer to peer).

Agência Criativ
Retirada do site: Meio e Mensagem / Meio Digital - 21/09/10 – 09:30 hrs

http://www.meioemensagem.com.br/revista_meio_digital/index.jsp?gclid=COe5yIPEmKQCFVOW7QodATspIg

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BOMBRIL INVESTE R$5 MILHÕES PRA ABALAR O CORAÇÃO DE NORTISTAS E NORDESTINOS,


Uma nova promoção da Bombril irá movimentar os consumidores das regiões Norte e Nordeste a partir do dia 16 de agosto. A agência Nova Promoção e Conteúdo, do grupo Caco de Telha Entretenimento, foi a escolhida pela companhia para o desenvolvimento da promoção “Bom Bril abalou! 1001 prêmios pra você”. A ação especial terá Ivete Sangalo e Carlos Moreno como garotos propaganda e irá sortear 10 carretas contendo 100 prêmios, como TV, microondas e máquina de lavar louça, além de uma casa no valor de R$ 50 mil em certificados de barras de ouro.ARRASTÃO VAI CONTINUAR MAIS VIBRANTEAs regiões Norte e Nordeste são estratégicas para a Bombril, representando 19% do faturamento da companhia.
Para a categoria de lã de aço, essas praças juntas somam 22% de participação no mercado brasileiro. Além das fábricas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a empresa possui um parque fabril em Abreu e Lima, Pernambuco, tendo uma linha exclusiva para o consumidor do Norte e do Nnordeste – a Pronto Bril – que conta com 47 produtos entre amaciantes, detergentes, esponjas sintéticas, sabão em barra, alvejantes, água sanitária, detergente em pó e desinfetantes. A fábrica de Abreu e Lima produz 70 mil toneladas anualmente e emprega 450 funcionários diretos (15% a mais que em 2009). “Queremos estar mais próximos dos consumidores do Norte e do Nordeste. O lançamento da campanha com a Ivete faz parte do projeto Arrastão Nordeste, que deu início em abril, com ação de patrocínio nos principais eventos regionais; promoção no ponto de venda e campanhas de incentivo com a equipe comercial”, declara Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril. “A promoção regional fecha o projeto com chave de ouro. Mas em 2011 teremos novas ações direcionadas para essas regiões”, adianta o executivo.

Comercial da Omo “invade” todo o intervalo da Globo

Em uma ação bem diferente para os padrões da TV brasileira, a Unilever decidiu ocupar não apenas um, mas todos os espaços de um intervalo comercial do horário nobre da TV Globo.

Para promover o lançamento do Omo Líquido Super Concentrado, a Neogama/BBH planejou uma campanha que fixasse o conceito da novidade e mostrasse o novo produto por um tempo maior, mas dentro do formato tradicional do comercial televisivo.

O resultado poderá ser conferido na noite desta segunda-feira 20, no intervalo da novela Passione. O filme publicitário do Omo Líquido, chamado “New World”, entra no ar, para apresentar o produto ao público. Criado pela BBH de Londres e adaptado ao Brasil pela Neogama, o filme mostra várias crianças brincando enquanto, do alto de um prédio, um guindaste aparece carregando uma embalagem gigante do Omo Líquido. Na sequência, porém, uma das cordas do guindaste se rompe e a embalagem abre, despejando uma imensa onda azul sobre a cidade, que tem o poder de limpar as roupas de todos que estão no caminho.

O comercial do Omo Líquido, em si, termina ai. Mas a onda azul continua na telinha, “invadindo’ os outros filmes publicitários que vem na sequência - nesse caso, Lux, LifeBuoy e Seda (todas, também, marca da Unilever). Enquanto os outros comerciais divulgaram seus respectivos produtos, a mesma onda azul do Omo Líquido continuará se movimentando no rodapé da tela, dando uma sequência ao filme da Neogama.
Por fim, após os três comerciais de outras marcas, o filme do Omo retorna ao ar para exibir a conclusão da mensagem, enfatizando o poder do produto em espalhar a limpeza.

Vaga de Emprego - Web designer

Estudando curso SUPERIOR ou TÉCNICO.

Estágio remunerado, possibilidade de contrataçãoPreferência aos que possuírem facilidade(gosto) no tratamento de imagem, e que tenha alguma peça online produzida (mesmo por hobbie), para pré analizarmos.

Os interessados podem enviar currículum e se tiver algum portifólio (qualquer coisa, mesmo que feita em curso) para talentos@focalweb. com.br com o título "Estágio Web Design"

Mudanças na Comunicação são destaque do encontro de líderes da propaganda em Florianópolis

Evento reuniu mais de 300 publicitários e líderes do setor
23/08/2010 - Representantes da propaganda de todo o País participaram de encontro de lideres regionais do setor que a FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda e o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC), promoveram em Florianópolis (SC), na última quinta e sexta-feira (19 e 20/08). O encontro reuniu mais de 300 publicitários nos dois dias do evento, contando ainda com a presença de representantes do CENP, dos anunciantes e dos veículos regionais.
As fortes transformações no mercado de comunicação, verificadas tanto em função do advento das novas ferramentas e da internet, quanto das mudanças na legislação, foram abordadas em diversas palestras e nas oficinas realizadas. “O negócio da comunicação está passando por uma forte transformação, criando novos desafios para as agências e veículos, em âmbito nacional e também regional. E nosso objetivo foi discutir todos os aspectos dessas mudanças com o mercado local, de modo a apontar caminhos e esclarecer dúvidas”, destacou Ricardo Nabhan, presidente da FENAPRO.
Saint’Clair de Vasconcelos, VP da FENAPRO e presidente do SINAPRO-SP, ressaltou que estas mudanças da comunicação exigem uma maior integração entre agências e veículos. “O encontro mostrou um grande amadurecimento nessa integração entre agências e veículos, além de trazer para o mercado catarinense questões relevantes discutidas em âmbito nacional”, observou Vasconcelos, ao lembrar que “as questões nacionais passaram a ocupar espaço nos mercados regionais, e os encontros promovidos pela FENAPRO trazem conhecimento e experiência; ajudam no treinamento e formação dos profissionais dos mercados locais”.
No encontro de Santa Catarina foram discutidos temas como o impacto na propaganda provocado pelas novas mídias e novas ferramentas de comunicação, as mudanças exigidas nas estratégias comerciais dos veículos tradicionais e até como a forma de pensar o briefing dos clientes deve mudar nesse contexto.
“As agências precisam repensar o modelo de criação”, destacou o publicitário Gláucio Binder, VP da Regional Sudeste 1 da FENAPRO e presidente do SINAPRO-RJ, em palestra sobre como as agências devem encarar o briefing dos clientes em 2010. Ao apresentar cases de ações estruturadas a partir de um fato da comunicação, e não uma idéia tradicional, Binder destacou que o desafio hoje é sistematizar jobs dentro da agência em que toda a equipe contribua de forma relevante para o processo criativo.
Até mesmo a atuação de órgãos como o CENP deve ser atualizada face a essas mudanças do mercado. “Quando o CENP foi constituído, não havia a era digital. Hoje, com as mudanças registradas na comunicação, o nosso conselho consultivo estuda como atualizar as Normas-Padrão a esse novo mercado”, afirmou Célia Fiasco, diretora do CENP.
A implementação da Lei 12.232/10, que definiu as regras para as licitações públicas na área de comunicação, é outro fator relevante de mudança na forma de contratação de serviços de comunicação pelos órgãos públicos e que têm impacto no setor. Nesse sentido, a FENAPRO vem buscando realizar palestras nos mercados regionais para esclarecer as dúvidas sobre a implementação desta lei. A palestra do advogado Paulo Gomes, diretor jurídico do SINAPRO-SP, realizada em Florianópolis, foi uma das que atraiu maior número de profissionais, interessados em entender como atuar para cumprir a lei em todos os seus aspectos.
O Vice-Presidente executivo da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, Rafael Sampaio, destacou, por outro lado, as mudanças necessárias nas estratégias dos anunciantes em função da importância crescente dos mercados regionais. Nesse cenário, tornou-se fundamental realizar ações especificamente com foco nesses mercados. Cases como o do HSBC – este com estratégias claras em âmbito global, nacional e regional; da Avon, com sua atuação multi-núcleo, e da Visa, com foco no celular, são exemplos de estratégias bem sucedidas internacionalmente de regionalização da comunicação.
Com informações da GP Comunicação


domingo, 19 de setembro de 2010

Programa Trainee 2011


Ótima oportunidade!!

Vagas de Estágio Internacional na L’Oréal 2010



Olá galeeera!
Como a agência Actio está respirando este mercado de salões e estúdios de beleza, tendo como cliente do PREX 2010 a rede Tony's Cabeleireiros, vai aí a dica de uma estágio super bacana em uma das maiores empresas de beleza do ramo.




Foram abertas
inscrições pela L’Oréal Brasil onde são oferecidas 6 vagas de estágio na França, com duração de seis meses, nas áreas de Recursos Humanos e Marketing e pelo programa Supply Chain, no Rio de Janeiro.

Exigências para se candidatar as vagas da L’Oréal Brasil:

Estar cursando Administração de Empresas, Administração de Empresas com ênfase em Marketing, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharias (todas as modalidades), Marketing, Propaganda e Marketing, Publicidade ou Relações Internacionais, com conclusão prevista para dezembro de 2010 e dezembro de 2011.

Ter inglês fluente, conhecimento de Francês será considerado um diferencial e morar no Rio de Janeiro.
Para as oportunidades de estágio Supply Chain, o interessado deve ter conclusão de curso prevista para julho e dezembro de 2011, nos cursos de Administração ou Engenharias (todas as modalidades). Ter inglês fluente, conhecimento de francês ou espanhol será considerado um diferencial, ter disponibilidade de estagiar 30 horas semanais e morar no Rio de Janeiro.

Os benefícios dados pela empresa são plano de saúde e odontológico (Saúde Bradesco), vale-refeição, vale-transporte e desconto na compra de produtos L’Oréal.

Os candidatos passarão por inscrições on-line, teste de inglês e de raciocínio lógico, análise das fichas de inscrição e dos testes, dinâmica de grupo e entrevista final.

A sorte está lançada!

Como criar Logomarcas/Logotipos

Para criar uma logomarca de sucesso não basta boa vontade. É preciso algum conhecimento técnico e principalmente conhecer a fundo o conteúdo do seu site. Desta forma, será possível traduzir a essência da webpage (oude sua empresa) em um símbolo gráfico.
Um bom logo prende o olho – deixa o observador curioso ou ligado, mesmo que somente por um curto instante … um instante em que uma imagem e a existência de sua empresa
inseridas na mente, ao invés de serem filtradas junto com outros milhões de estímulos.Criar um logo é sempre um processo – embora diferentes designers tenham seus próprios métodos. Muitos designers começam fazendo rascunhos ou brincando com uma forma na tela do computador, até que algo “estale”, e daí seguem este caminho para ver até onde podem chegar.

Os primeiros passos
Uma boa maneira de começar é selecionar uma forma que represente o conceito da empresa e começar a jogar com ela. A idéia é trabalhar com o algo interessante ou inteligente, seja um ponto de vista diferente, ou uma combinação inusitada de formas.
Muitos designers preferem criar logos feitos inteiramente de texto. Experimentando com tipologias, tamanho, forma, eles buscam encontrar uma maneira interessante de representar a empresa usando apenas as formas das letras.

A simplicidade também é extremamente importante.
Este não é o momento de usar tipologias decorativas ou extravagantes. Sozinho ou combinado com elementos gráficos, o texto em um logo deve ser facilmente lido em pequenos tamanhos.

Cores e contrastes
Uma vez que a forma básica para o logo foi definida, é hora de levar o item cor em consideração. Mais uma vez, a cor para um logo deve permanecer simples. Você pode sempre viajar um pouco mais quando se trata de uma marca para a web, mas um logo bom deve funcionar bem em apenas uma cor e gradientes desta cor. A cor deve ter um sentido, ela deve colaborar na criação do conceito de identidade visual que se pretender criar.

O contraste é um outro conceito poderoso na criação dos logos – você pode contrastar o tamanho, cor, tipologias, texturas – para criar um interesse visual. Uma logomarca deve ser simples e abstrata, e não complicada ou confusa, e uma vez mais, todos os elementos devem ser discerníveis quando reproduzidos em tamanhos pequenos.

Simplicidade sempre
Um bom logotipo funciona da forma mais simples.
Com o advento da Web, é comum ver logos que contêm gradientes exagerados, 3D, animação, e diversos outros efeitos visuais. Mas se o logo não puder ser reduzido também em a uma versão simples de uma única cor para o uso em fax e originais fotocopiados, este logo é funcionalmente inútil.

Por mais tentador que seja criar um logo delirante, um designer deve sempre considerar todas as maneiras que a identidade da empresa será disseminada. Uma vez que isto seja realizado com sucesso, você pode sempre sofisticar um pouco mais a versão web de seu logo mais tarde.

Tipos e tamanhos
Há três tipos básicos de logos, que podem ser usados sozinhos ou combinados dentro de um projeto:

1. Logos ilustrativos – um logo que ilustre claramente o que sua empresa faz;
2. Logos gráficos – um logo que inclui um gráfico, freqüentemente uma abstração, sobre o que sua empresa faz;
3. Logos baseados em tipologia – um tratamento do texto que represente sua empresa.

O tamanho é um ponto crítico ao se projetar um logo. Uma dica útil é que se um logo funcionar bem no tamanho para um cartão de visita, provavelmente ele ficará bom em escalas maiores. Faça um teste: certifique-se que seu projeto de logo é visualmente agradável e interessante em diversas escalas antes de dedicar-se à sua finalização.
A web e as peças impressas são duas mídias inteiramente diferentes. Se você estiver projetando um logo pela primeira vez, é melhor que você projete seu logo primeiro para as peças impressas e depois para a web. O que pode parecer grande e legível na tela do computador, impresso do tamanho de um selo postal pode ficar totalmente confuso.

Mais algumas dicas
Ao escolher uma cor para seu logo, você talvez deva considerar usar a paleta de 216 cores seguras, que são exibidas de forma consistente em todos os browsers. Isto lhe garantirá que as cores de sua identidade visual podem ser mostradas de forma correta online, sem que se precise ter mais trabalho.

Por outro lado, a web lhe permite pegar um logo simples de uma ou duas cores e fazer coisas mais audaciosas com ele, sem que isto lhe custe um monte de dinheiro extra como seria na mídia impressa. Mas lembre-se …. simplicidade sempre funciona melhor! Não exagere!

Esquiando no elevador...

Acredito que a maioria das pessoas fica com vontade de experimentar, pelo menos uma vez, a sensação de esquiar na neve. Pensando em oferecer um pouco dessa experiência para iniciantes, a agência suíça KSB/SJ criou uma ação interessante para a Laax Snowboard School em elevadores.

O elevador foi “transformado” em montanha de neve, divertiu a galera e gerou buzz através das fotos e vídeos que as pessoas faziam para compartilhar com os seus amigos através das redes sociais.

http://www.youtube.com/watch?v=r9ZLNM4OuJs&feature=player_embedded

Quais os objetivos do marketing em redes sociais?

As mídias sociais como o Facebook e o Twitter avançam em ritmo acelerado e atraem um número crescente de usuários. Com isso, as empresas passam, cada vez mais a aderir a essas plataformas para divulgarem e se comunicarem com seu público. A pergunta, agora, não é mais se vão ou não aderir a esses canais, mas sim como elas podem medir o retorno de suas ações.

Os objetivos mais comuns das empresas são gerar conversações em torno de um produto ou serviço, melhorar a percepção da marca, aumentar o tráfego do site e conhecer melhor seus consumidores.

Portanto, uma campanha em redes sociais deve ser desenvolvido de forma a atingir esses resultados: mais comentários no blog, mais retweets ou seguidores no Twitter, fãs no Facebook ou amigos no Orkut.

Com objetivos e conceitos claros, fica mais fácil medir se os objetivos serão alcançados.

Clique aqui para conhecer o trabalho da emarket com redes sociais.

Tipos de Cliente: Qual é o seu?

O Cliente é a razão de viver de qualquer agência de publicidade. Afinal, ela existe para resolver os problemas de comunicação da empresa e torná-la conhecida para o mercado e seus consumidores. Logicamente, muitos empresários têm consciência da sua importância e, como todo ser humano, comporta-se de maneiras diferente diante da equipe que ele contratou para criar e veicular suas campanhas. A seguir, vou listar alguns tipos que trabalho ou trabalhei.

O ansioso

Esse Cliente confia no trabalho da agência, mas desconfia que ela seja capaz de entregar a campanha no prazo estipulado. Por isso, liga de hora em hora para saber se o anúncio está pronto, se o outdoor vai sair no dia certo ou se o comercial não está demorando na finalização. Isso acontece mesmo que a campanha anterior tenha saído sem nenhum problema.

O dono da agência

Quando o Cliente sabe que é o maior anunciante, geralmente ele começa a dar opinião no trabalho dos criativos, enlouquecendo a agência. Às vezes, ele chega de surpresa e senta ao lado do diretor de arte para opinar sobre o tamanho do logotipo, depois confere os títulos e textos do redator e “sutilmente” sugere a sua própria idéia. Mas no final, a campanha sai com a marca da agência.

O “bonzinho”

O prazo está apertado e as peças só ficarão prontas no dia seguinte? Pode remarcar a apresentação sem problemas. Geralmente aprova tudo “de primeira”. É um tipo muito raro, mas pode ser um lobo em pele de cordeiro. Ele dá mais liberdade para trabalhar, mas se a campanha não gerar resultado, será o primeiro a apontar o dedo e até ameaçar trocar de agência.

O “difícil”

Para não dar o braço a torcer, sempre tem algo para mudar nas idéias apresentadas, mesmo que seja apenas uma cor utilizada no texto. Depois de muitas “refações”, ele não se dá por satisfeito, mas como o prazo está acabando chega à conclusão que a segunda idéia era mesmo a melhor.

O terrorista

Está sempre insatisfeito com trabalho apresentado. A cada reprovação, resolve dar uma de Osama Bin Laden e ameaçar a soberania da agência informando que “da próxima vez” vai chamar o seu próprio “designer” para fazer todo o trabalho por um “preço melhor”. Claro que ele nunca cumpre essa promessa, pois sabe que quem sairá perder é a sua própria empresa.

O negociador

Está no DNA do brasileiro sempre dar a tradicional “choradinha” e na publicidade não é diferente. O Cliente sempre acha que o serviço tá caro e pergunta se não tem como dar um desconto. Quando vê a sua oferta recusada, ameaça virar o terrorista, mas isso pode ser evitado com bons argumentos.

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É claro que essas características são variáveis e, às vezes, o mesmo Cliente tem um pouco de cada tipo. Por isso, acredito que não há solução definitiva para evitar esse comportamento de quem paga para ter criatividade nas campanhas. O jeito é achar caminhos para diminuir os efeitos nocivos que isso pode ter no trabalho.

E você? Quais são os principais tipos que você convive na sua rotina? Se tiver algum que não foi listado aqui, fique à vontade para contar a sua história nos comentários.

Sessão Nostalgia: Visa

Se a Mastercard tem o famoso slogan “…não tem preço”, a Visa também fez sucesso com o seu “porque a vida é agora”. Principalmente no início de 2004, quando a Leo Burnett criou o comercial abaixo para homenagem a vinda do então ano novo.

O texto poderia ser usado em qualquer virada de ano, mas mesmo assim não deixa de ser inteligente e fazer a gente parar um pouco para pensar o que nós estamos fazendo da nossa vida.

http://www.youtube.com/watch?v=DpOU0GTEZDA&feature=player_embedded

O sucesso foi tão grande que muita gente pediu para ela ser veiculada de novo e o cliente e a agência atendeu ao pedido e ainda fez uma versão para comemorar os 450 anos de São Paulo. Mais um exemplo de que um comercial ver um conceito que realmente agrade o público.

Alô, Paris Hilton

Paris Hilton volta a estrelar nova campanha da Devassa. Além de emprestar a sua imagem, a loura vai usar a voz nesta ação promovida pela cerveja. Até 17/11 todos os lacres das latas e tampas de cervejas da marca terão um número 0800 para você digitar o código que vem na embalagem. Aí, é torcer para escutar o que Paris tem a dizer. Se você for o sortudo, leva um SmartPhone na hora.

Quer mais? Você ainda tem a chance de concorrer ao grande prêmio: passar um final de semana em Los Angeles, junto com mais quatro acompanhantes, para conhecer a própria Paris Hilton. Conheça o site e acompanhe a tag #aloparishilton no Twitter.

Respeito pelo planeta

A nova campanha da WWF, com mostra imagens de supostos animais "grafitados".
Além das cenas chocantes e da grande falta de respeito do Homem com a Natureza. Com a frase " what will it take before we respect the planet?", a inspiração desta campanha, foi feita depois de um suposto "artista" ter pintado um elefante no zoo de Philadelphia, EUA.(ver a história)
O artista inglês Bansky numa das suas recentes apresentações, também expôs um elefante pintado (vídeo).
Até onde chegará a "arte" e o respeito pela natureza?

sábado, 18 de setembro de 2010

Mari Fabretti: Vai ficar a SAUDADE !!!


Tempo bom e que não volta mais, é assim que considero os 4 anos que passei nessa faculdade, tempo bom, de mudanças, amizades, desentendimentos e entendimentos, grandes mestres, bom enfim vai ficar na lembrança de cada um.


Desejo nessa reta final, calma e sorte para terminarem mais uma fase da VIDA !


Um beijo com carinho pra vc`s !




Mari Fabretti


Mari Fabretti: (Branding Multisensorial)


A publicidade, mesmo em tempos de grandes avanços tecnológicos, continua focada principalmente na visão e também um pouco na audição. Diariamente nos deparamos com muitas logos e também alguns sons característicos de certas marcas, como o toque da Nokia ou o som de iniciação do Windows. No entanto, raramente vemos uma marca com um cheiro, toque ou textura específica.


As empresas estão começando a perceber que explorar os demais sentidos é algo muito rentável, gerando muitos frutos. Afinal, o cheiro não seria o mais penetrante dos sentidos? Podemos fechar os olhos, ou até apertar os ouvidos, mas não temos como deixar de respirar, então o alcance de um branding olfativo é enorme. A Singapore Airlines percebeu isso e desenvolveu uma fragrância especial e exclusiva que eles passaram a borrifar dentro dos aviões e nas salas de esperas VIP da companhia. A fragrância é relaxante e remete a praias, sol e férias.


O toque também é muito importante, é através dele que realmente ‘sentimos’. Projetar algo para que ele tenha uma certa textura, peso e forma ajuda a fazer daquele produto algo único. A Coca-cola já sabia disso quando contratou em 1915 o designer Earl R. Dean para desenvolver uma garrafa especial, que seria única e reconhecível mesmo se estivesse em pedaços.


Essa é a proposta do branding multisensorial. Quanto mais sentidos aquela marca buscar atingir, melhor será seu branding e mais única e reconhecível será a marca.


Essas informações foram retiradas do livro Brand Sense de Martin Lindstrom.

Um beijo a todos

Mari Fabretti