domingo, 31 de outubro de 2010

AGÊNCIA MARK REGISTRADA SE REÚNE PARA ÚLTIMA ETAPA DE PRODUÇÃO

A agência Mark Registrada se reuniu, no último dia 26/10 na agência experimental, para a última etapa de produção de suas peças para a Act. Foram feitas novas fotos, que serão utilizadas no site da marca, além do desfile com algumas peças e o making of. Tivemos a participação de 5 modelos e, para a produção dos vídeos, contamos com o auxílio do nosso produtor Ney Maurício. Estamos trabalhando agora com a edição do vídeos e a criação das demais peças, além da atualização do site da Act para a nova coleção.

sábado, 30 de outubro de 2010

Começou em SP o 26º Salão Internacional do automovél



São Paulo - O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo começou e vem com número recorde de marcas participantes. Desde da ultima quarta-feira, dia 27, a capital paulista é palco durante 12 dias do encontro entre as montadoras e o público apaixonado pelas máquinas. Impulsionado pelo bom momento do setor automotivo no País, o Salão do Automóvel completa 50 anos e chega a sua 26ª edição, já considerada como uma das mais importantes de uma história de cinco décadas.O evento vai contar com o recorde de 42 marcas, entre nacionais e importadas, e 450 modelos de veículos, dos quais 40% são novidades. O encerramento do Salão do Automóvel no domingo, dia 7 de novembro, coincidirá com o Grande Prêmio Brasil da F-1.

O diretor de marketing e vendas da São Paulo Turismo (SPTuris), Milton Longobardi, prevê que o Salão do Automóvel, realizado de dois em dois anos, deverá atrair 625 mil visitantes para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte, em uma área reservada de 85 mil metros quadrados. A expectativa é de que 40% do público seja composto por visitantes de outras cidades e do exterior, que devem deixar R$ 135 milhões na capital paulista.

Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do Salão do Automóvel, que investirá R$ 30 milhões no evento, destacou a qualidade dos veículos desta edição, que estarão dentro de um padrão internacional. Ele disse que, se no Salão do Automóvel de 2008 havia um certo temor por conta da crise financeira internacional neste ano o momento é bem diferente. O entusiasmo tem respaldo nas projeções da indústria automotiva no País, que calcula um investimento de US$ 11,2 bilhões no triênio de 2010 a 2012, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).


Por Luciano Lopes

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Seleção do Humor Stand-Up" prorroga apresentações em Campinas

Espetáculo ocorre à meia-noite no teatro do Parque D. Pedro

A temporada do “Seleção do Humor Stand-Up” segue até 18 de dezembro no teatro do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. A cada apresentação pelo menos três experientes humoristas sobem ao palco onde há apenas um microfone em um pedestal. O texto é escrito pelos próprios comediantes, com base em observações do cotidiano. O artista deve se apresentar sozinho e não é permitido "incorporar" nenhum personagem ou vestir figurinos engraçados.

No quadro "open mic", candidatos anônimos e famosos mostram o talento ou a falta dele. O show também recebe convidados ilustres e humoristas consagrados, entre os que já participaram estão Fernando Caruso, Rafinha Bastos, Danilo Gentili e Geraldo Magela.

Comediantes

Márcio Ribeiro
Ator premiado, Márcio atuou em cinema, teatro, televisão e publicidade. Conhecido por participar de mais de 150 filmes publicitários, apresentou o programa “X-Tudo”, na TV Cultura, durante cinco anos, o que lhe rendeu reconhecimento no Brasil e no exterior. Em cinema, ganhou prêmios nos Festivais de Gramado, Brasília, Rio de Janeiro e Maranhão. Foi também redator do “Domingão do Faustão”.

Em teatro, atuou nas peças “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues com direção de Márcio Aurélio, “Teledeum”, com direção de Cacá Rosset e “Meu Nome é Pablo Neruda”, com direção de Gianfrancesco Guarnieri, entre outras. Faz o show solo de Stand-Up “Venha Antes que eu Acabe” e integra o elenco da temporada 2010/2011 de Malhação.

Marcela Leal
Atriz, humorista e roteirista. Fez participações no show "Terça Insana", em que também escreveu esquetes para atores convidados. Montou e dirigiu o show de humor "Mulheres em Curto" e a peça "A Comédia Ordinária" e dirigiu o grupo TPM de humor. Em 2004, esteve em cartaz no show de stand-up comedy "Mondo Cane" e escreveu para a seção de humor da revista “Transamérica”. Trabalhou como roteirista para os canais Nickelodeon e Multishow. Faz o show solo de stand-up comedy “Tirando do Sério”.

Maurício Meirelles
Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em várias agências e foi colunista de um portal durante um ano, onde alcançou grande número de acessos. Suas apresentações fazem bastante sucesso nos shows de humor. É redator do programa “Legendários”, de Marcos Mion (Rede Record).

Ben Ludmer
Tem como marca registrada misturar show de humor à mágica. É ator, comediante e diretor. Desde 2007, faz shows de Stand-Up Comedy em diversos espetáculos do gênero. Foi diretor artístico do “Fenoma”, maior festival de mágicos do Nordeste. Sua carreira também contempla destinos turísticos internacionais, como Las Vegas e Walt Disney World.

Mell Maher
É tradutora e revisora. Participou de grupos amadores de teatro, do grupo de samba rural Sambaqui e promove saraus de poesia em bares de São Paulo com o grupo "Prophanos". Foi descoberta como comediante por Rafinha Bastos, no concurso de Stand-up amador, ao conquistar o primeiro lugar. Atualmente é redatora do “Legendários”, de Marcos Mion (Rede Record).

André Bernardes
Criou e interpretou o consagrado “Porteiro Zé”, veiculado pela extinta rádio rock 89FM, com o qual conquistou um prêmio de melhor programa de rádio. Trabalhou como redator de diversos programas humorísticos.

Serviço

“Seleção do humor Stand-Up”
Local: Teatro do Parque D. Pedro Shopping. Av. Guilherme Campos, 500, Santa Genebra
Data: até 18 de dezembro
Horários: meia-noite
Duração: 70 minutos
Bilheteria / Televendas: (19) 3756-9890 / 3756-9891

Tags: humor, humoristas, stand-up, comediantes, d. pedro shopping, márcio ribeiro, marcela leal, ben ludmer, maurício meirelles, andré bernardes, mell maher

Assistente de Marketing (1 vaga)

Assistente de Marketing (1 vaga)
Nome Confidencial
Campinas - SP (1) R$ 1.600,00

Descrição da vaga:

* Atuar com criação de materiais para ações virtuais (Mailmkt, hotsite). Campanhas de comunicação para universo virtual com apoio do site (programação). Desenvolver estratégias de comunicação virtual. Pesquisa de ações virtuais e relacionamento em redes sociais. Publicidade virtual (anúncios em sites e links patrocinados), atualização diária do site, suporte ao marketing.
* Superior cursando ou completo em Publicidade, Design ou TI.
* Conhecimento avançado em elaboração de campanhas virtuais, links patrocinados- GOOGLE, certificado Google, manutenção de sites. Corel ou Illustrator, Photoshop, Flash e HTML, Office e Internet.


* Salário: R$ 1.600,00
* Benefícios: Vale-transporte
* Regime de contratação: CLT (Efetivo)
* Horário: Oito horas por dia + sábado das 08h às 12h.


Área profissional:

* Internet/ E-Commerce/ E-Business/ Web/ Web Designer
* Marketing
* Publicidade e Propaganda


Nível hierárquico:

* Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)

Contato:

curriculum.sum@tsdobrasil.com.br


Fonte: Catho Online - Empregos

Agência CLIC!

Estágio em Administração, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Marketing (4 vagas)

Descrição da vaga:

* Realizar trabalhos de criação em campanhas eletrônicas (Web marketing) para os diferentes mercados de atuação da companhia com foco em novas oportunidades de negócio (mercado Sulamericano). Será responsável por trabalhos de verificação e análise de aspectos relacionados a branding (uso correto da marca), será responsável pelo processo de criação e atualização de catálogos e outros meios de comunicação, atuar em trabalhos de suporte na organização e realização de eventos com clientes, eventos institucionais, eventos de relacionamento e feiras setoriais, organização e manutenção das peças e mostruário usados nas feiras setoriais, gerenciamento de campanhas de links patrocinados, realizar trabalhos de divulgação de produtos e serviços da companhia através e-mails, cold calls (telefonemas), e outros canais de comunicação
* Ensino Superior Administração, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou Marketing.
* Ser pró ativo, criativo, organizado, com bom relacionamento interpessoal, dinâmico, boa comunicação verbal e escrita e ser detalhista.Conhecimentos em softwares gráficos (Corel Draw, Photoshop), softwares para criação de arquivos em HTML (Dreamweaver) e pacote Office (Word, Excel, Power Point).


* Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Estacionamento, Restaurante na empresa, Transporte fornecido pela empresa, Vale-transporte
* Regime de contratação: Trainee
* Horário: Das 8h às 15h.
* Idiomas: Inglês - Fluente , Espanhol - Intermediário
* Local da vaga: Campinas - SP / Hortolandia - SP


Área profissional:

* Administrativa
* Marketing
* Publicidade e Propaganda
* Relações Públicas


Nível hierárquico:

* Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)

Contato:

selecao.cps@seltime.com.br

Fonte: Catho Online - Empregos

Agência CLIC!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Comedores de Macarrão

Para ajudar a divulgar a mensagem que "Macarrão não engorda", principal foco passado no IV World Pasta Congress, a ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) divulga muitos artistas que colocam macarrão em sua dieta equilibrada.

Lembrando que a dieta mais indicada é aquela que tem no cardápio todos os nutrientes, incluindo os carboidratos. Isso mesmo, pois além de ajudar a gerar e repor a energia, os carboidratos preservam os músculos e, diferente do que muita gente pensa, não é só a proteína que tem esse papel.

George Clooney, Madonna, Angélica, David Beckham, Deborá Bloch, e a lista continua.

Veja no blog da ABIMA a receita que estes famosos mais usam:
http://www.macarraoenergia.com.br/

IV WORLD PASTA CONGRESS

De 24 a 27 de outubro ocorreu no Rio de Janeiro o IV World Pasta Congress. Como o Brasil possui o terceiro maior consumo de massas do mundo, perdendo apenas para Itália e EUA, foi escolhido como sede.

O congresso contou com mais de 400 inscritos, donos, administradores e cientistas das maiores indústrias de massas do mundo, sendo que 50% destes são de fora do Brasil.

A Selmi participou através da marca Renata como patrocinadora científica, e a cientista participante Rosamaria Da Re, é uma das responsáveis pela pesquisa dos produtos da Selmi.

Este congresso define todas as estratégias que todas as industrias irão seguir a respeito das massas alimentícias.

Aproveitando o post, dia 25 foi o Dia do Macarrão, neste dia diversas promoções e ações ocorreram em todo o Brasil.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Agência Mark Registrada reúne-se para produção das peças

No sábado, 22 de outubro, a agência Mark Registrada reuniu-se na locação onde foi realizada a produção das fotos e vídeos para criação da campanhade nosso cliente, a Act. Para a realização das fotos foram convidados os profissionaisJoão Ricca, fotógrafo, a cabeleireira Eliane Vilela – a Nani, e seis jovens modelos que utilizaram as roupas da marca, cedidas através de parcerias junto a dois pontos-de-venda da região: a Maranata, em Campinas, e a Trânsito Livre, em Sumaré.
A produção foi um sucesso, pois toda a equipe da Mark Registrada se empenhou ao máximo para a realizaçãodo trabalho. Utilizamos todos os ambientes possíveis para a execução das fotos. O resultado vocês verão na nossa apresentação no dia 24 de novembro.

Nova Lata da Brahma

COM CRIAÇÃO DA AGÊNCIA AFRICA, BRAHMA APRESENTA NOVA CAMPANHA

“O SABOR DE SUA BRAHMA AGORA NA COR DA BRAHMA”

Mudança da identidade visual da marca e de sua lata permite ao “Brahmeiro”, que conhece o sabor da sua cerveja de olhos fechados, identificar a Brahma de olhos abertos.


A partir de 23 de julho de 2010 , a Brahma começou á externar uma característica que marca seus mais de 120 anos de história no mundo cervejeiro: o produto com sabor inconfundível ganha uma embalagem vermelha que vai se destacar nos principais pontos de venda do País. A mudança de cor é parte da estratégia do novo posicionamento da marca “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma”, cujo foco é reforçar o sabor e a qualidade da cerveja. Toda é criada pela agência Africa.

Com o novo conceito, a Brahma, que ao longo dos últimos três anos focou a comunicação nos valores de seu consumidor, passa a destacar agora as principais características do produto: a tradição e a singularidade de seu líquido e sabor. “Com a campanha ‘Brahmeiros’ conseguimos reforçar os valores e nos aproximar ainda mais do consumidor da marca. Agora chegou o momento de falar dos atributos que fazem da Brahma sinônimo de cerveja. É isso que entregamos com este novo conceito: o ‘Brahmeiro’, que conhecia sua cerveja de olhos fechados, também poderá identificá-la de olhos abertos; uma cerveja com sabor tão inconfundível não poderia ter uma lata da cor das outras”, diz Sergio Eleutério, gerente de comunicação de Brahma.

Atrelada à nova comunicação visual, a marca estreia também uma nova forma de se comunicar com seu público. Valores inerentes à Brahma como família, amigos e a persistência ganham uma “pitada” de humor para falar o quanto a Brahma é inigualável e que é a cerveja com o verdadeiro gosto de cerveja.

AS RESPOSTAS (?)

A campanha, que apresenta o novo posicionamento “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma” ao mercado, aposta no bom humor. O comercial “Perguntas”, de 30 segundos, começa com uma série de questionamentos insólitos e sem respostas: “Por que as mulheres escolhem tanto, se homem é tudo igual?” ou “Por que a conta sempre sobra para quem senta na ponta da mesa?”. Até chegar a dois amigos num supermercado que também se questionam: “Se o caminhão, a embalagem e a geladeira da Brahma são vermelhos, por que a lata da Brahma é branca?”. Neste momento, um terceiro personagem aparece e fala “Muda pra vermelho logo!”. Uma multidão pede junto: “Faz vermelha logo”, e finaliza com a revelação da nova embalagem. “Novas latas vermelhas da Brahma. Porque uma cerveja com sabor tão inconfundível, não poderia ter uma lata da mesma cor das outras .”

O filme, que está nas principais emissoras do Brasil, precede uma estratégia que teve como ponto chave alguns vídeos do humorista Maurício Meirelles e o hipnotizador Fabio Puentes em que tentam decifrar o porquê da lata Brahma ser branca. Além do comercial “Coisas Vermelhas”, em quem um personagem também lança o questionamento. O plano de mídia ainda contempla peças no PDV, anúncios e peças para web.

NOVA ROUPAGEM

O portfólio de Brahma conta uma série de latas temáticas e embalagens comemorativas pontuais, mas é a primeira vez na sua história que a marca passa por uma reformulação na sua linha de produção. Além das latas, as garrafas também trazem no rótulo a nova logomarca. Desenvolvida pela Narita Design, a marca está mais moderna e clean, o que deve reforça a diferenciação do produto para o consumidor. “Com a nova embalagem, Brahma mostra que é possível ser diferente (ter uma nova roupagem) sendo exatamente igual (sabor único de Brahma permanece intacto). Além disso, promove a unidade da marca, já que todos os elementos da família Brahma como logomarca, caminhões de transporte e engradados são vermelhos”, explica Eleutério.


PLATAFORMAS BRAHMA

“O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma” também chega às plataformas da marca. A festa do Peão de Barretos, que acontece em agosto e faz parte do Circuito Country da marca, será o primeiro grande evento patrocinado por Brahma a contar com a nova comunicação visual e conceito.

Montadores e Classe C

por Marco Aurélio Mello – marcoaurelio@ojornal-al.com.br

O tema nova classe C já foi discutido algumas vezes aqui na coluna e todas as conclusões são de que quem quiser ganhar dinheiro hoje no País, deve focar nesse segmento social, afinal a “fome” ou “sede” de consumo dessas pessoas é grande. Foram anos sem ter acesso aos bens de consumo e agora que sobra um dinheirinho no bolso, a festa só está começando. Várias empresas brasileiras já entenderam essa nova realidade. Agora chegou a vez das montadoras de automóveis. Se o brasileiro é mesmo apaixonado por carros, o que se projeta é uma expansão para o setor, basta lançar produtos voltados para atender essa nova demanda.

Para isso, as montadoras brasileiras apostam em uma nova onda de carros compactos, conhecidos como populares, que serão lançados nos próximos anos.

Responsável por mais da metade das vendas de modelos novos no País, o segmento está viabilizando a construção de três novas fábricas no Brasil – da japonesa Toyota, da coreana Hyundai e da chinesa Chery.

A Honda estuda entrar nesse mercado, enquanto a Volkswagen desenvolve um modelo mais barato que o Gol e a Nissan inicia a importação do March, feito no México, mas com perspectivas de produção local no futuro.

No 26º Salão Internacional do Automóvel, que será aberto ao público hoje no Anhembi, em São Paulo, só o March já está exposto. Os demais modelos são projetos em fase de desenvolvimento. O modelo chega ao País em 2011 com motores 1.0 e 1.6 flex e preços na faixa de Uno, Gol e Palio, na casa dos R$ 25 mil a R$ 30 mil. Será o primeiro modelo japonês popular a ser comercializado no Brasil.

Não há dúvidas que o desempenho do setor terá forte crescimento, gerando mais empregos. As cidades é que, no entanto, terão uma queda na qualidade de vida, com certeza.

COMEMORANDO

A rede, uma das maiores do País, no segmento de roupas e acessórios, está comemorando a marca de 15 milhões de clientes na carteira do seu cartão próprio. Com 114 lojas em todo o País, nas maiores cidades, e 38 mil empregados, a Riachuelo – três lojas em Maceió, com o desempenho no cartão, está batendo um recorde.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O melhor estágio do mundo!

Como uma das comemorações de seus 21 anos de existencia agência DM9DDB, criou " O melhor estágio do mundo!".

Projeto no qual um jovem de 21 anos será escolhido para ser um "trendhunter" ou seja vai caçar novas tendências ao redor do globo, durante 99 dias em cidades como New York, Londres, Barcelona, Milão, Paris, Mumbai, Xangai e Tóquio.


Os pré-requisitos para se candidatar são bem simples, basta ter 21 anos, residir no Brasil, ter inglês fluente e cursar faculdade (não há a necessidade de ser ligada a área de comunicação.)


Valente, diretor da agência diz que a intenção desse projeto é mostrar o perfil do funcionário almejado pela agência, com conhecimento do mundo e que tenha boa leitura de tendências. Afinal por palavras do próprio Valente: - " A vida é muito parecida com o Surf, onde precisamos apostar que marolas vão virar grandes ondas. Temos que nadar atrás delas para chegar a tempo de estar em suas cristas quando ela se formar. Ir atrás de ondas prontas é mais difícil pois é necessário dividi-las com muitas pessoas. Queremos profissionais descolados e com esse tipo de visão da vida."

Por Renato Basso

Fonte: http://www.mmonline.com.br/

New York Times maior na rede que no papel!

O primeiro dos jornais de grande circulação do mundo a ter seu perfil no microblog twitter(@nytimes), já passa pelo tão debatido fenomeno da internet, noticias virtuais superarão o números de leitores na rede do que na versão impressa!
O número de seguidores da página do jornal, 2.668 milhões, já é mais do que suficiente para superar a quantidade de exemplares vendidos e é bem maior que os demais jornais presentes na rede!
Para se ter uma idéia o segundo jornal mais seguido da rede de microblogs o Wall Street Journal (@wsj)tem "apenas" 464 mil seguidores!

sábado, 23 de outubro de 2010

Pegue, não pague

Novidade: lojas onde o consumidor pode pegar qualquer produto e sair sem pagar chegam ao Brasil e agitam o mercado de amostra grátis
Sammya Araújo


Do chocolate quente e as torradas do café da manhã, passando pelo frango assado do almoço, pelas bolachas com patê do lanche e pela a cervejinha da happy hour, até a sopa com macarrão do jantar: há lugares onde dá para conseguir todas as refeições e bebidas “na faixa”. Não, não é nenhum projeto assistencial do governo para deixar o povo feliz em ano eleitoral. Esses produtos estão nas prateleiras de lojas. A diferença é que, na hora de passar no caixa, ninguém mexe na carteira, porque tudo é de graça.

Se você nunca ouviu falar de coisa semelhante, vá se acostumando. Por enquanto, são dois endereços, ambos na Capital paulista, mas a fórmula importada do Exterior deu tão certo que ambas as marcas Sample Central e Clube da Amostra Grátis têm planos de expansão por franquias em breve. Baseadas no conceito de tryvertising, do inglês try (teste) e vertising (advertising, propaganda), as lojas são uma febre que agrega vantagens para o consumidor e para a indústria.

Funciona assim: o usuário preenche formulários e se inscreve no site. Paga de uma só vez a taxa anual (R$ 15 na Sample e R$ 50 na Amostra Grátis) e pronto, é começar a visitar e retirar alimentos, bebidas, guloseimas, sabonetes, cremes, xampus, sapatos, ração para animais, sabão em pó, desinfetante, batom, escova de dente... a lista do que pode ser levado é infinita.

Além disso, há eletroeletrônicos para conhecer e testar lá mesmo, como celulares, computadores, geladeiras e televisões. Fora as degustações de comidinhas. A maioria dos itens é lançamento e ainda não chegou ou acaba de chegar ao mercado. Mas há alguns cujos fabricantes desejam mudar a embalagem ou reposicionar a estratégia de comunicação, por exemplo.

Por isso mesmo, a contrapartida do usuário é apenas uma: responder aos questionários de avaliação após o consumo, no prazo de 15 dias. Na Amostra Grátis, o cadastro fica bloqueado e o associado, impossibilitado de fazer novas retiradas até que cumpra essa obrigação. Na Sample, há um estímulo adicional, um programa de pontuação que rende de produtos extras a prêmios como laptops, tevês LCD e smart phones aos mais assíduos.

Os fabricantes, por sua vez, pagam para colocar seus produtos nas gôndolas e não têm lucro algum com isso. Mesmo assim é um excelente negócio para eles, pela valiosa interação com o seu público-alvo. “A indústria compra a prateleira da loja e tem acesso à pesquisa”, afirma o gerente geral e sócio da Sample, João Pedro Borges Badue. Ele destaca alguns méritos do método sobre os tradicionais usados pelo mercado.

“Numa sala de pesquisa as pessoas, às vezes, avaliam produtos em condições que não são ideais. Para experimentar bem um salgadinho, por exemplo, o melhor é tomando cerveja com amigos e vendo futebol”, ilustra Badue. “É uma aproximação da indústria com os clientes. E nós personalizamos as pesquisas”, diz Luiz Gaeta, sócio da Clube da Amostra Grátis.

Segundo Badue, na Sample o valor médio da cesta a cada visita é de R$ 85. Esse total é a soma dos “preços” dos cinco produtos que o consumidor pode levar cada vez que for à loja – a maioria faz visitas quinzenais. “Mas já tivemos um cosmético de R$ 90”, afirma.

Na Amostra Grátis, em que é possível retirar cinco itens por mês, a média é R$ 25 a R$ 30, segundo Gaeta, mas há produtos de maior valor agregado. “O mais caro foi um adesivo decorativo de R$ 149. Já tivemos um calçado de R$ 49”, menciona.

Cremes, celulares e cerveja

A equipe da Metrópole foi à Sample Central para a realização desta matéria e conferiu o passo a passo do processo. Na primeira visita após o cadastramento, retira-se um cartão de associado com código de barras, que deve ser apresentado na entrada e ao passar pelo caixa com a cesta de produtos. Dentro da loja, moderna e bem organizada, os produtos estão separados por segmento.

No centro, ilhas com terminais de computador para o registro de pesquisas feitas lá mesmo, como a de uma marca de telefones celulares. No dia da visita, havia duas degustações, de sorvetes e de chocolate em pó light. A rotina é simples e em poucos minutos dá para visualizar tudo e começar a colocar os produtos na cesta.

A publicitária Gabriela Hesz, de 22 anos, em sua primeira vez na loja, focou os cosméticos e produtos de higiene pessoal – à disposição havia sabonete líquido, batom, máscara hidratante, óleo corporal, colônia masculina, cremes de tratamento capilar, esmaltes, tintura para cabelos.

A funcionária pública Vilma Maria Rodrigues Miranda, de 50 anos, levou dois itens dessa lista, mais meia dúzia de garrafas de cerveja preta, um bactericida para vaso sanitário e um tempero pronto. Veterana na loja, confirmou o que os fabricantes mais gostam de ouvir. “Já coloquei um produto de limpeza que conheci aqui nas compras do mês.”

“Já comprei uma lâmina de barbear de uma marca que me parecia de baixa qualidade. Jamais experimentaria se não tivesse levado daqui”, comentou, por sua vez, o bancário Rogério Depret. A auditora Gláucia Pereira, de 27 anos, curte a ideia de ter concretizados os seus desejos de consumo. “Respondo as pesquisas porque acho legal ver no mercado algum produto do qual fui ‘cobaia’”, diz.

Sobre as pesquisas, o publicitário Victor Stossel, de 26 anos, considerou a fórmula “mais espontânea e menos intrusiva”. A tradutora Regina Martinez, de 56 anos, foi mais efusiva. “Achei a ideia fantástica. Tenho a oportunidade de testar coisas que não teria a curiosidade ou poder aquisitivo para comprar. E conhecendo aqui algum produto mais caro, gostando, a gente passa a fazer um esforço para levar para casa todo mês.”

Existem regras

Há algumas diferenças no funcionamento das lojas. Na Amostra Grátis, não é preciso agendar a visita. A ideia, ressalta o sócio Luiz Gaeta, é que a loja funcione mesmo como um minimercado, para que a experiência seja a mais próxima do dia a dia das pessoas. “A demanda de mercado é mais eficiente quando usa modelo real”, defende.

Já para ir à Sample Central, só com hora marcada. A agenda é concorridíssima. “Esperávamos ter 20 mil usuários cadastrados em um ano, mas, com três meses de inauguração (em junho), temos 39 mil. A média de espera para agendar é de 40 dias”, conta João Badue. “Já há até mercado paralelo de senhas.” A cada 15 dias, a loja registra a entrega de 35 mil questionários.

A Amostra Grátis, inaugurada em maio, tem 16 mil associados. O sócio diz que a “peneira” da localização, em região com pouca oferta de transporte, e a taxa anual mais alta resultam num público 80% das classes A e B. “Mais importante do que a quantidade é a qualidade dos associados, para que possam ser críticos e contribuir de fato para o aprimoramento de produtos, serviços e hábitos de consumo”, afirma Gaeta.

Você gostou?

Clube da Amostra Grátis
www.clubeamostragratis.com.br
Rua Harmonia, 213,
Vila Madalena.

Sample Central
www.samplecentral.com.br
Rua Augusta, 2080,
Jardim Paulista.



FONTE: Revista Metrópole
AGÊNCIA: Mark Registrada

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como a comunicação integrada pode ajudar no marketing dos clientes

O desenvolvimento de uma comunicação eficaz é uma equação composta de uma série de variáveis. É no que acredita a Casa da Criação Propaganda.

A comunicação está mudando e as empresas devem estar cada vez mais preparadas para essa evolução. Ações, estratégias, planejamentos, tudo isso deve ser muito bem pensado numa empresa de comunicação / marketing para que esta possa atender a crescente demanda do mercado. A necessidade da comunicação integrada está tornando uma prática entre os profissionais dessa área.

Para Noel De Simone, diretor da agência de publicidade Casa da Criação, a comunicação integrada de marketing surge da própria evolução do marketing, do surgimento de novas ferramentas de comunicação, da importância que as marcas passaram a ter e da consequente necessidade de gerenciá-las integrando todos os seus pontos de contato com seus vários targets. “O principal desafio é definir a essência da marca e, a partir desta essência, deste DNA, criar um conceito de comunicação único, uma promessa única, crível e legítima, que deverá estar presente em cada manifestação da marca, seja ela áudio visual, sensorial ou experimental”, explica Noel.

De acordo com o especialista, o desenvolvimento de uma comunicação eficaz é uma equação composta de uma série de variáveis que podem ser resumidas nas seguintes perguntas: 1) Com quem a marca precisa falar? | 2) O que a marca precisa dizer? | 3) Como ela deve dizer? | 4) Aonde ela precisa estar? | 5) Durante quanto tempo? | 6) Quais os recursos disponíveis? .

Se estas perguntas estiverem criteriosamente bem respondidas, definir as ferramentas de comunicação e integrá-las torna-se uma tarefa bem menos complexa.

Um dos pontos que também é primordial é a identificação do público-alvo, que, segundo Noel é a matéria prima do trabalho. “A informação é absolutamente imprescindível. Uma vez definido o público- alvo o ideal é que as pesquisas, sejam elas formais ou informais, nos ajudem a identificar as suas características comportamentais, psicográficas e demográficas, para que a estratégia de comunicação e a definição das ferramentas de comunicação a serem utilizadas possa ser a mais cirúrgica possível.

Após essa identificação “é preciso descobrir pontos em comum entre ele e a marca, para que se possa traçar a estratégia de comunicação mais eficaz, que seja capaz de integrar da melhor forma todas as oportunidades que tiver de fortalecer a relação entre a marca e seus públicos, conforme os objetivos de marketing e de comunicação previamente definidos”, diz Noel.

A utilização das novas tecnologias, a presença na Web, as diversas formas de relacionamento como as mídias sociais também podem ajudar na comunicação integrada. “Nos dias de hoje, é praticamente impossível, quase um erro, desenvolver um plano de comunicação integrado para uma marca sem prever a implementação de estratégias e ações que contemplem a utilização das mídias sociais”, conclui Noel.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=134954

Opinião: Médias e pequenas empresas igualam-se às poderosas na internet

Por Fábio Grinberg

Ao contrário do mercado físico, onde a concorrência com os grandes pode até ser considerada desleal, as pequenas e médias empresas vão ganhando cada vez mais espaço na internet, através do marketing digital. Com uma boa campanha unida à mídia social, os empresários de menor porte estão conseguindo ganhar uma bela fatia no bolo do mercado online.


Um dos pontos fundamentais para o negócio dar certo é o atendimento. Ele é a base, a estrutura de se montar um negócio na internet. O cliente que acessa o site da empresa quer ser bem tratado e ter tudo ao seu alcance, mantendo uma relação quase que pessoal com o vendedor. Por isso, a missão é de conquistar o cliente a cada dia. Uma página de compras na internet, que não atenda aos pedidos e solicitações de seus clientes, está fadada a fechar as portas em pouco tempo.

Outro passo importante é de ter um site bem feito, apresentável, mas com layout atrativo, mas não exageradamente carregado e cheio de efeitos que de nada adiantam na hora em que um cliente acessa um sistema de busca com falhas, por exemplo.

O nome também deve ser o mais simples possível, que mostre um caráter de empreendedorismo, confiança, mas que também mostre proximidade ao cliente, que deixe claro a sua possibilidade da compra dos produtos contidos nele.

Antes de vender seu produto, o site precisa atrair o cliente e conquistar sua confiança. Para isso, é preciso focar diretamente seu público-alvo, com ações de marketing, incluindo as mídias sociais, como blogs, twitter, orkut e facebook. Se o produto a ser vendido for específico, é fundamental que ele seja bem explorado e, principalmente, bem detalhado às pessoas.

Outro grande segredo, nem tão grande assim, pois é utilizado de forma constante pelas lojas físicas, é colocar os produtos que estão no fim do estoque em promoção. Além do bom atendimento, os clientes, reais ou virtuais, adoram esse tipo de ação de marketing. Para isso, o ideal é sempre procurar parcerias com fornecedores.

Aliás, uma das grandes vantagens nas vendas online é a capacidade de oferecer produtos sem as limitações físicas. No entanto, não recomendo que você saia vendendo tudo o que achar pela internet, sem antes fazer um estudo sobre as necessidades primordiais de seu consumidor, de seu cliente.

O terceiro ponto dessa estrutura vem com os links patrocinados. Eles são a chave e a porta de entrada para o seu negócio. Bem estruturada e com um atendimento adequado, a empresa precisa do auxílio de um SEO totalmente especializado para aparecer no Topo do Google. Uma campanha de links patrocinados feita de uma forma amadora, pode comprometer totalmente o futuro da empresa na internet, gerando reflexos e consequências, ainda, à loja física.

Esse tipo de profissional é fundamental. Pois, manter uma campanha bem feita sem links patrocinados ou ter apenas links patrocinados sem uma boa campanha, pode tornar a vida da empresa online um martírio, alongando os prazos e sofrendo uma concorrência pesada daquelas que hoje procuram pela estrutura e campanha de marketing digital efetiva.

Fonte: www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=19666

Será que alguém me entende?

Marcos Vinícius Zani*


Não é raro e inexplicável encontrarmos empresas de sucesso com um ótimo atendimento ou, um precário, entre aquelas que estão em dificuldade financeira. O que, infelizmente, ainda acontece é a visão distorcida de alguns proprietários para avaliar seu desempenho na relação com o cliente.

Caso não haja um acompanhamento intensivo para evitar conflitos de comunicação, o negócio fica fragilizado por simples e perigosas atitudes. Uma das regras básicas do Marketing é o perfil daqueles que atendem ser adequado ao público-alvo que consome.

O curioso é que um número expressivo de enganos parece aumentar no confronto entre cliente e atendente. Por exemplo, um colaborador com limitações graves de expressão ou concordância verbais não pode recepcionar um consumidor exigente e culto, que poderá julgar o produto ou serviço oferecidos pela postura de quem vende.

Lembro que essa observação não é preconceituosa, apenas mercadológica. Bem, a questão é que essa negociação interpessoal confusa faz muitos clientes se esforçarem para compreender a intenção de quem vende, acima dos explícitos argumentos deformados da venda em si.

Ora
, os papéis, nesse caso, se invertem e perdem a característica principal do profissionalismo. Não é o cliente que deve entender o atendente, e sim o contrário. Para que o processo torne-se coerente, é preciso mais dedicação desse mercado exigente que privilegia somente aqueles que nos surpreendem com constantes inovações.

(*) publicitário, professor universitário, palestrante e consultor de Comunicação e Marketing

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,22,ARTICULISTAS,35623

Redes sociais: a grande ferramenta do marketing digital colaborativo

Empresas têm investido em ações de entretenimento no Facebook ou Twitter para promover suas identidades, produtos e serviços

Stephanie Kohn

Hoje em dia muito se fala do marketing digital colaborativo - uma maneira de disseminar os conteúdos por meio das redes sociais e multiplicar o alcance das ações. O processo é simples e inteligente: a empresa e sua marca promovem ações de relacionamento com seus clientes e os próprios clientes ajudam a espalhar as informações por toda a rede.

Neste contexto, agências têm investido em algo que chamam de "Brand Entertainment", uma nova e poderosa ferramenta de comunicação publicitária que une o entretenimento à uma marca em um determinado formato, seja internet, eventos ou espectáculos.

O objetivo principal é dar às empresas a oportunidade de promoverem a sua identidade, os seus produtos ou os seus serviços, junto dos seus públicos-alvo, de um modo direcionado e impactante. É uma boa forma de promover a marca desenvolvendo jogos e ações divertidas para aumentar a interação com os consumidores que usam a internet.

Uma das maiores vantagens desta nova ferramenta é que o consumidor tem total controle sobre sua experiência com a marca, por apresentar uma carga emocional muito mais intensa do que as tradicionais. "As ações de marketing interativo são usadas para fixação de marca ou de um conceito relacionado a ela. As empresas usam o Brand Entertainment para incrementar sua presença na web ou para atrelar conceitos de modernidade e inovação à sua marca", diz Marlon Souza, diretor executivo da agência Morphy.

A novidade, no entanto, é que a plataforma das redes sociais, em especial do Facebook, permitem realizar uma série de ações de marketing específicas para um público. Este tipo de ação viral na internet aumentou muito com a repercussão espontânea entre os usuários e começou a despertar o interesse de anunciantes mais tradicionais. Isso porque é possível mensurar resultados por meio de comentários e sugestões publicados pelas pessoas que interagiram com a ação. "As empresas mais convencionais sentem que de alguma forma precisam surfar nesta onda da interatividade nas redes sociais", conta o publicitário.

Outra tendência diretamente vinculada às redes sociais é a explosão da mobilidade. As pessoas estão cada vez menos presas ao computador de mesa e notebooks. Com a evolução dos smartphones, o contato com as ferramentas de relacionamento é feito diretamente pelo celular, por isso que a atuação neste cenário de Facebook’s e Twitter’s é o que gera melhores resultados.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/redes-sociais-a-grande-ferramenta-do-
marketing-digital-colaborativo/14193

ONGS e o Marketing Societal

O marketing tem sido alvo de críticas sociais, as quais afirmam que algumas de suas práticas não são "saudáveis" aos consumidores e a sociedade como um todo...


Por Valdirene Sátiro

O marketing tem sido alvo de críticas sociais, as quais afirmam que algumas de suas práticas não são ´saudáveis´ aos consumidores e a sociedade como um todo.

Afirmações deste tipo devem ser atenciosamente avaliadas, de certa forma parece não ser possível agradar alguém a apanhar determinado produto que não lhe seja necessário e por isso muitos se prendem na tarefa de tornar seus produtos mais adequados a diversos segmentos da sociedade. Desta forma, necessidades podem ser estimuladas através de inovações em produtos já existentes ou com a criação de novos produtos, com diferentes ações do marketing.


O terceiro setor se fortaleceu da falta dos demais setores em realizar ações voltadas ao bem estar social, sendo composto, por organizações sem fins lucrativos, com destaque na participação voluntária, num patamar não-governamental, dando seguimento às práticas tradicionais do altruísmo, da beneficência e em busca de direitos grupais, sobretudo à inclusão do conceito de cidadania e de suas múltiplas revelações na sociedade civil.


[...] a tarefa da organização é determinar as necessidades, os interesses e os desejos dos mercados-alvo, e oferecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. [...] Phllip Kotler.


O Marketing Societal surgiu de ações voltadas ao cliente, e as empresas começaram a incorprar o conceito como aspectos de gestão de Responsabilidade Social.


Existem dois motivos para as empresas exercerem projetos sociais: o primeiro é a filantropia empresarial e o segundo estratégias de marketing com base nas ações sociais:


As ações de filantropia podem ser por doações em campanhas sociais, prêmios para pessoas carentes, doações de produtos fabricados pela própria empresa, doação de dinheiro para entidades beneficentes, e outros. Isto vem a ser marketing social, e as subdivisões são:

  • Marketing de filantropia;
  • Marketing de campanhas sociais;
  • Marketing de patrocínio de projetos sociais;
  • Marketing de Relacionamento com base em ações sociais;
  • Marketing de Promoção Social do Produto e da Marca.

Em todas estas ações e estratégias, podem-se utilizar diversos canais tradicionais e contemporâneos do Marketing, como é o caso das Redes Sociais, Novas Mídias e Marketing Digital.

Fonte: www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ongs-e-o-marketing-societal/49087/

Inovação e design, chaves para seduzir o consumidor do século XXI

Por Adrián Pierini*

A realidade muda dia a dia, os gostos se diversificam e o ponto de vista sobre tudo aquilo que o homem deseja evoluciona. Fatores culturais, sociais e, porque não, contextos econômicos flutuantes afetaram sensivelmente e, desde sempre, a percepção dos consumidores sobre o que precisam ou sobre o que acham que precisam. De fato, a percepção sobre os objetos não podem ser separados da história transcorrida e do contexto no qual se movimenta. O ontem e o hoje se conjugam para estabelecer os parâmetros de valorização e de preferência.

O século XXI recebe um consumidor muito particular. É uma estranha mistura de ser exigente, esperando uma novidade, auto complacente, egocêntrico, sensível e desejoso de poder projetar através dos seus pertences, a maneira de entender a vida mesma. Muitos aspectos desta combinação genealógica não nós deveria surpreender, já que desde o começo dos tempos a humanidade utilizou os objetos como portadores de sentidos e por mais que poderíamos afirmar que essas mesmas características continuam no século XXI, basta observar a realidade circundante para poder conjecturar que vai se consolidando um forte perfil orientado ao consumo externo que, na minha opinião, não é mais que a manifestação mais clara do desejo do homem de reafirmar a sua posição no mundo: “Eu sou esta imagem que vocês vêem. Minha roupa, meus óculos, meu carro e até meu perfume contará tudo sobre mim”.

Esta forma de expressar-se dos consumidores do novo século surge paradoxalmente em uma época de grandes avances tecnológicos, tanto comunicativamente como em gerir informação. Um mundo que se anuncia cada vez mais integrado, na verdade é vítima de um forte isolamento social, reduzindo o contato entre o homem e o universo circundante da língua visual, priorizando o intangível sobre “o presencial ou tangível”. Contudo, toda esta introdução sobre a conduta consumista e de aparência que caracteriza ao homem atual tenta dar um framework que permita entender o porque das novas estratégias comerciais corporativas.

O que antes era uma função hoje é uma ilusão, o que no século passado era decoração hoje é uma manifestação concreta da realidade social; os objetos passaram de ser o meio através do qual as pessoas se comunicam, à transformar-se na comunicação em si mesma. As empresas transformaram a sua visão sobre o mercado, entenderam este novo contexto macro econômico e puseram no desenho um dos principais pontos de ataque. A imagem agora é protagonista na nova geração de consumidores, por isso não é estranho que a estética alcance um lugar inestimável na hora de estimular o consumo. Dentro desta insinuante realidade, tentarei estabelecer algumas chaves básicas sobre o que pareceria ser a tendência à que apontam os novos produtos.

1-Algo novo, e original, duas vezes bom
O novo século coloca a inovação dentro dos seus pilares principais, a busca de originalidade e de novos caminhos que permitam redescobrir o que já existe, e a capacidade de dar uma resposta à um consumidor ávido de novidade devem ser premissas básicas no plano de todo lançamento.

2-A exploração da parte emocional brinda sentido ao óbvio
Os produtos sob o lema de inovação são redescobertos e expostos através do seu lado sensorial. É curioso, mas neste novo século o desenho de uma embalagem deve lograr o equilíbrio justo entre a eficiência necessária para tornar a proposta crível e o valor emotivo que produzirá o impulso de compra. O novo consumidor não se conformará com um bom sabor ou com a limpeza mais profunda si isso não é prometido, como um pack, um mundo de sensações por descobrir ou a felicidade instantânea em cada bocado.

3- O produto tem que chegar aos sentidos, mas também deve servir para estabelecer um vínculo com o meu entorno
Status, nível cultural, nível econômico, gostos. O desenho deve falar do consumidor e estabelecer desde o visual aqueles aspectos positivos que o definirão como um ser especial frente aos demais. A embalagem será uma arma de sedução até depois de cumprir seu papel primário de venta.

4- A especificidade como sinônimo de evolução, raciocínio e eficácia
O consumidor da nova era se movimenta em um entorno de alta tecnologia. Mesmo sabendo que não sempre acede a ela, poder alcançá-la e desfruta tanto da sua aparência como do seu uso. Os produtos devem tomar esta mensagem e pouco a pouco ir clarificando a sua oferta, buscando um lugar preciso no mercado que possa substituir os valores genéricos pelos atributos bem definidos. A especificidade é vista pelo target como portadora de especialidade, vanguarda, e alta eficácia (tecnologia), o que será maior qualidade e preferência.

5- O preço extra é preferido quando o beneficio é extra
O mercado pouco a pouco vai priorizando a qualidade sob o preço. Muitos produtos atuam como indulgências (reconhecimentos merecidos frente ao sacrifício cotidiano) ou como indicador de nível socioeconômico frente aos meus iguais. Pelo que é importante prestar atenção especial em tudo que “vestirá” no produto. Uma embalagem atrativa e um desenho correto e impactante somarão valor à oferta.

6- A globalidade da mensagem vai potenciar as opções de venta
O novo século se caracteriza pela consolidação do “conceito global”. Cada vez há mais estratégias que consideram ao mundo como objetivo final. Impulsionar os novos desenvolvimentos a partir de uma visão abrangente permitirá aumentar a capacidade de oferta e maximização do sucesso comercial. A qualidade de desenho, o tom da mensagem e da originalidade da proposta será determinante para poder conquistar os mercados internacionais.

Estas seis chaves são somente algumas das considerações que todo lançamento que pretenda ter sucesso deverá implementar; realizá-lo lhe permitirá estar de acordo com as tendências de consumo do novo século e se preparar para as futuras mudanças importantes. A capacidade crescente e a velocidade de decodificação do target e os avanços tecnológicos na produção, embalado, e embalagem anunciam um futuro ainda mais surpreendente.

A decisão de cada empresa em relação à esta nova realidade será determinante para sua subsistência no novo cenário mundial. A sua capacidade para compreender que as estratégias comerciais tradicionais são obsoletas e observar que a inovação e o desenho estão se transformando nos principais impulsores do crescimento do século XXI, marcarão a diferença entre convertesse em vanguardista ou concluir submergidas no estancamento.

* Adrián Pierini é Designer gráfico plaa Universidade de Buenos Aires (UBA) e diretor geral criativo da Pierini Partners. É autor de livro “Designers Go!”.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br/16146,artigos,inovacao-e-design-chaves-para-seduzir-o-consumidor-do-seculo-xxi.htm

E se a Coca-Cola tivesse outro nome?

Por Paulo Ferreira*

Ok, eu me chamo Paulo. Mas exceto para meus pais que escolheram meu nome, para quem isso tinha significado e importância – as demais pessoas receberam isso como um dado pronto: ele se chama Paulo. Ponto. A partir do momento em que me conheceram, as pessoas passaram a formar uma imagem e associá-la ao meu nome e isso se tornou o conjunto que me representa na cabeça delas. Se meu nome fosse Francisco, todo esse conjunto de significado seria exatamente o mesmo – apenas teria outra tag, outra palavra associada a ele. Como se eu trocasse a etiqueta de uma caixa: o que a caixa contém não é, absolutamente, alterado pelo nome na etiqueta.

Com as marcas acontece exatamente o mesmo – mas muitas empresas se esforçam para pensar de modo diferente, como se trocar a etiqueta pudesse alterar o conteúdo da caixa. Lembro de quando Jorge Ben mudou seu nome para Benjor. Independente das razões dele para ter feito isso, nada mudou no artista que ele é, nem na música que ele faz. Quem gostava, continuou gostando, quem não gostava, continuou não gostando, certo?

Mas as empresas parecem acreditar que mudar o nome ou o logotipo pode mudar tudo. Não pode. Pode, na melhor das hipóteses, marcar ou chamar a atenção para um momento de transição. Do qual se espera que venham mudanças, de preferência para melhor. Mas se as mudanças não vierem, ou se não foram para melhor – bem, vai ser apenas trocar a etiqueta na caixa.

Além disso, algumas das maiores e mais valiosas marcas do mundo têm nomes estranhos. Uma delas é formada de duas palavras que tem significados não necessariamente positivos, e é um nome que ninguém escolheria nos dias de hoje: Coca-Cola. Pense um instante nas duas palavras apenas, tente retirar delas tudo que está associado (e aproveite pra perceber como é difícil fazer isso com estas duas palavras!), tente pensar somente nas palavras. É um péssimo nome!

Mas isso não tem mais importância atualmente, porque temos de fazer esforço para dissociar as palavras do produto e dos conceitos que elas representam. Outra marca, muitíssimo mais recente: Google. Palavra estranha, som estranho, sentido indecifrável para, no mínimo, 90% da população mundial. Entretanto, ambas são mega-nomes, lovemarks, valiosíssimas.

Então, da próxima vez que você estiver pensando demais no nome da sua empresa ou de um produto, na cor ou na expressão visual; lembre-se também que, se nada mudar no interior da caixa, não adianta trocar a etiqueta. É claro que procuramos escolher cuidadosamente o nome e a expressão visual da nossa empresa, assim como escolhemos o nome dos nossos filhos. Mas é bom não perder a perspectiva de que o moleque, chamando-se José, Antônio ou João, continua a ser exatamente o mesmo moleque. E o que ele pode ser no futuro depende muito mais daquilo que você faz por ele e para ele a cada dia. Exatamente como no caso da sua marca.

* Paulo Ferreira é Diretor de Criação da Subway Link. Publicitário, escritor, roteirista, músico e compositor, fundador da consultoria Wasaby Innovation; é colaborador da HSM; Mundo do Marketing e Trendwatching; editor-contribuinte do All Music Guide.


Fonte: www.mundodomarketing.com.br/16302,artigos,e-se-a-coca-cola-tivesse-outro-nome-.htm

Os cuidados com o marketing infantil

Observações, cuidados e reflexões sobre a propaganda dirigida para a criança.


Por Fábio Mesquita Torres

Outubro chegou, e com ele a ansiedade de uma das datas mais festivas e de muita alegria para a criançada. Para quem não sabe, o dia 12 de outubro ficou conhecido como Dia das Crianças no Brasil na década de 20 quando um deputado federal, chamado Galdino do Vale Filho, redigiu o decreto n° 4.867, oficializado em 1924 pelo então Presidente da República, Arthur Bernardes.

A data ganhou força a partir dos anos 60 com uma promoção idealizada pela fábrica de brinquedos Estrela e pela Johnson & Johnson. Década oportuna, pois a chegada da Televisão no Brasil data de 03 de abril de 1950. Ou seja, o Dia das Crianças ganhou forma, força e vida através de estratégias do marketing infantil, que não ficaram limitadas a campanhas de brinquedos ou a produtos desse universo. Hoje, há vários estudos e preocupações com relação à influência da criança nas decisões de compra dos adultos, por isso todos os mecanismos de informação e neutralidade de tais argumentos comerciais deverão ser observados pelos pais.

A primeira preocupação com essa idéia da influência não está diretamente relacionada à aquisição de produtos domésticos ou de bens duráveis tangíveis para toda a família, como carro, geladeira, televisor, aos quais as crianças poderão ou não dar algum tipo de sugestão ou conhecimento de produtos e diferenciais tecnológicos, mas, sim, à questão da formação consumista que, indiretamente, os pais poderão causar nos filhos, sem estarem antenados para tal fato.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a qual entrevistou 411 pessoas, na cidade de São Paulo, nos dias 22 e 23 de janeiro desse ano, publicada no site do Instituto Alana (www.alana.org.br), revela-nos que sete em cada dez dos pais entrevistados afirmaram serem influenciados pelos filhos na hora de fazerem alguma compra. E para esses pais, os maiores influenciadores dos pedidos dos filhos, entre sete itens apresentados, são as propagandas, com 38%, em segundo lugar os personagens de TV ou filmes, com 18%, e em terceiro lugar programas de TV, com 16%.

A pesquisa também apresenta algumas preocupações por parte dos pais em relação ao conteúdo apresentado nos programas se comparado ao das propagandas. 58% dos pais estão mais preocupados com a programação da televisão, em contra partida, 42% se preocupam com os conteúdos argumentativos veiculados no horário do intervalo.

O grande problema da exposição excessiva da criança à televisão é que mais da metade dos programas televisivos, com exceção dos telejornais, trazem como argumentos de entretenimento cenas de violência, agressões e trocas de temperamentos desequilibrados, que expressam glamour desapropriado e banalizam os atos de desrespeito humano. Muitas vezes, essas cenas são construídas com um humor que maqueia ainda mais as conseqüências do uso da violência como forma de expressão.

Contudo, vamos nos preocupar com o marketing infantil, que é uma arma de formação do comportamento consumista do indivíduo.

Em 2006, o Ibope publicou um levantamento de investimento em mídia na Categoria Produtos Infantis da ordem de R$ 209.700.000,00 (IBOPE Monitor, 2005x2006, categorias infantis), ou seja, há uma grande preocupação e disponibilidade financeira para a formação dos novos consumidores.

Com isso, podemos observar que a infância nos nossos dias está cada vez mais precoce ao consumo, pois o indivíduo já nasce dentro de uma lógica imposta pela necessidade de consumir.

Outro fator interessante é que é de 4 horas e 51 minutos o tempo médio diário que uma criança brasileira passa na frente de um aparelho de Televisão (Painel Nacional de Televisores – IBOPE/2008 – crianças entre 04 e 11 anos, classes ABC) em comparação ao tempo médio diário na Escola, cuja permanência é em média de 3 horas e 15 minutos (FGV – Centro de Políticas Sociais – TEP – Tempo de Permanência na Escola/População Brasileira em 2006, http://www.fgv.br/ibrecps/rede/tpe//).

A mesma pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no site do Instituto Alana (www.alana.org.br) conclui que 57% dos filhos entre 03 e 11 anos acessam a internet, sendo um hábito mais freqüente entre as crianças de 08 a 11 anos de idade, cuja porcentagem chega a 76%. Os sites mais acessados pelas crianças são os jogos on-line (40%), os canais infantis (21%) e o Orkut, que chega a 16%. A pesquisa aponta que mais da metade dos pais entrevistados afirmaram a existência do uso de limitações ao uso da internet em casa e de uma espécie de peneira quanto ao tempo e aos conteúdos acessados.

Entretanto, a atenção desse texto volta-se, de fato, à preocupação quanto ao relacionamento das crianças com os meios e à formação de uma cultura consumista desequilibrada. Afinal, a publicidade não apresenta apenas produtos, serviços e os respectivos benefícios, mas esta é um grande mecanismo de formação de valores, onde para se ser o que se quer ser se faz necessário o ter.

As crianças são mais vulneráveis à influência da informação, por conta do seu estado de desenvolvimento crítico e intelectual, que poderá sofrer conseqüências graves, causadas pela má formação de sua concepção de consumo, como a obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de álcool e cigarros, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, distúrbios alimentares, substituição de brincadeiras criativas por games de violência e agressividade, o amadurecimento do egoísmo, a formação de uma conduta passiva e conformista, a ausência de valores culturais e democráticos, entre outras.

Um grande fator que leva esse avanço consumista ao mundo infantil é o aspecto da violência nas cidades, onde o espaço público da brincadeira e do entretenimento saiu das praças e logradouros e foi para os cinemas e para as praças de alimentação dos shoppings.

Então, vejo que o grande desafio para os pais da nossa e das futuras gerações é o resgate do tempo de brincar, o retorno das atividades que exercitam a criatividade e a liberdade de expressão da criança. Educar com foco nos valores altruístas, para os quais a comunidade e natureza ganham espaço cativo no universo lúdico infantil. Fomentar oficinas de leitura. Não permitir ações de merchandising dentro das escolas, desenvolver ações de esclarecimento quanto ao consumo de alimentos e bebidas. A implantação de debates sobre educação financeira e o uso correto do dinheiro, sem deixar de lado a plena busca por uma comunicação social mais responsável e educativa.

Fonte: www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-cuidados-com-o-marketing-infantil/48727/

Agência de Web - Entrevista

Com Vanessa D' Villa, funcionária da empresa MundoClick e estudante do último ano de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da FAC 3, em Campinas/SP.

1. O que é a MundoClick? E a quanto tempo você está lá?

"A MundoClick é uma empresa do grupo Lógica Digital, ela foi criada para se especializar no desenvolvimento e acompanhamento de Lojas Virtuais. O grupo Lógica Digital está há mais de 10 anos no mercado web e já é consolidada na Região Metropolitana de Campinas.

Eu entrei na Lógica em Agosto de 2006, praticamente fundando a área de Atendimento ao Cliente. Com o passar dos anos, fui responsável pela área de atendimento e conteúdo, supervisionei a equipe de produção e hoje estou na MundoClick, na área de Relacionamento com Cliente, porém também ligada ao Marketing Digital e questões de lançamento da marca MundoClick."

2. Qual o tipo de empresa que pode ter um site na web?

"Qualquer empresa pode ter, aliás deve! A Web é hoje a mídia mais barata para se fidelizar uma marca e já foi comprovada que traz sim, um resultado satisfatório a empresa.

É claro, a Agência de Web deve orientar seu cliente, para o tipo de projeto ideal para seu negócio. Alguns segmentos não é viável ter uma Loja Virtual (vendas online), mas talvez um Catálogo Eletrônico (encomenda online) já traz um agregado à imagem da empresa."

3. O que um estudante precisa ter para entrar no grupo Lógica Digital?

"Depende da área que ele quer seguir, porém a dedicação, interesse e vontade de aprender são essenciais, já que aqui na empresa todos começam estagiando. Depende de cada um, da sua força de vontade, de se destacar e ser contratado após o período de estágio.

Abaixo explico um pouco sobre cada área aqui na empresa:

* Tráfego: Essa pessoa é responsável pelo recolhimento de solicitações do projeto, encaminhado à equipe de produção, e após finalização, retornar ao cliente. É necessário ter agilidade, organização, ser comunicativo e interessado a aprender um pouco de todas as áreas da empresa.

* Relacionamento: O Relacionamento é algo acima do Atendimento, nessa área os envolvidos têm uma relação de amizade com seu cliente, eles são conselheiros e buscam ajudar no crescimento da empresa de todas as formas. São eles que apresentam alguns benefícios aos clientes, que ajudaram a empresa a vender mais, ou ser mais vista pelo seu público alvo.

* Vendas: Como a empresa está à muitos anos no mercado, muitos clientes chegam até nós por indicações e isso facilita muito a venda, pois esses clientes conhecem nossa capacidade e diferencial e estão dispostos a aceitar as mudanças que sua empresa necessita para ser reconhecida no mercado web.

* Web Designer: Responsável pela transformação do layout da empresa em um site clicável e funcional. Nessa área, é necessário o estagiário saber algumas ferramentas básicas para o trabalho, como html, css e dreamweaver.

* Criação: Responsável pela produção do layout da empresa, a arte, o conceito que nossa cliente quer passar a seu público alvo. Também é necessário saber mexer em algumas ferramentas, tal como Photoshop.

* Programação: Responsável pela área de sistema dos projetos, tal como ferramenta de atualização de conteúdos, inserção de produtos, entre outro. Necessário saber mexer em PHP.

* Posicionamento: Responsável pela área de indexação dos sites nos buscadores, como Google, Yahoo ou Bing. É necessário saber sobre o SEO, entender sobre o funcionamento de busca dos buscadores e etc."

É isso aí galera, para conseguir uma vaga bacana no mercado de Comunicação / Publicidade / Marketing e etc, é necessário investir. Investir em você mesmo, aprendendo mais, buscando informação, entendendo outro idioma e acima de tudo...seguindo as tendências!

Boa sorte!

Entrevista sobre planejamento

Com Carlos Henrique, publicitário, especialista em Gestão de Marketing pela FDC, palestrante, bloggueiro do www.chmkt.com.br, escreve para www.mundodomarketing.com.br e www.planofeminino.com.br, além de ser planner da agência mineira Tom Comunicação.

1. O que é ser um planejador, qual é a importância do seu trabalho na agência de propaganda?

"A função de planejador nasceu nos anos 70, na Inglaterra, para lapidar uma imensidão de dados que eram levantados pelos departamentos de pesquisa e que não serviam de nada para o processo criativo. Esse é, portanto, o (papel #1) de um planejador. Devemos buscar insights na realidade do consumidor, da marca, da empresa - e em todo lugar - para que a criação possa realizar trabalhos mais criativos e eficazes. Para isso, interpretamos pesquisas, observamos, conversamos com todo tipo de gente, lemos sobre tudo etc.

Como estamos falando de dar um algo mais para o produto final da agência, podemos criar situações em que a criatividade se potencialize - até porque os melhores insights nascem quando criação e planejamento trabalham lado a lado. É nosso lado facilitador (papel #2).

Se somos responsáveis por proporcionar um trabalho melhor, devemos deixar isso muito claro ao atendimento, aos executivos da agência e, principalmente, ao cliente. Precisamos ser ótimos vendedores de ideias (papel #3). E, para isso, precisamos conhecer muito bem de business.
Como a eficácia da mensagem depende de canais, do timing e de outros fatores, também buscamos insights para atuar nessa dimensão - é o nosso lado estrategista (papel #4). Aqui, devemos buscar soluções para problemas atuais e futuros, além de entender de métricas - justamente o que vai mostrar ao cliente de que a ideia foi, na prática, uma ótima escolha.

Como somos (ou devemos ser) pessoas antenadas e com um pensamento ao mesmo tempo lógico e fragmentado, devemos ser identificadores de oportunidades (papel #5) - não só de comunicação, mas também de oportunidades de negócio.

Um ganho adicional para a agência é o trabalho de planejamento como ferramenta para novos negócios - afinal, com tudo o que mencionei antes, as chances em concorrências aumenta muito (papel #6).

Esses pontos, que considero os principais (existem outros), formam um cenário ideal. Mas, na prática, ser planejador tem mais a ver com o que a agência busca ao adotá-lo. Por isso mesmo, é essencial que, antes de criar uma área de planning, ela saiba com clareza o que deseja obter."

2. Comente sobre um case de sucesso que você recorda.

"Meu case predileto é atípico. Foi para um cliente pequeno e a solução foi bem além da comunicação.

Certa vez, o dono de um restaurante procurou uma agência em que eu trabalhava para alavancar suas vendas. Alguns bares e danceterias voltados ao público jovem abriram nas redondezas e estavam espantando sua clientela que, como afirmou, era basicamente casais das classes A e B com idade acima de 35 anos. Com isso, ele alegava que a região não era mais atrativa aos adultos. Sua solicitação era de uma campanha para reposicionar sua marca. O profissional responsável pelo marketing do restaurante havia sugerido que ele transformasse o estabelecimento em um local para o público mais novo, para competir com os outros bares.

Logo de cara, apontamos que tal mudança exigiria mais do que uma simples campanha. Ele certamente teria que alterar o cardápio - e isso incluiria abrir mão do seu chef renomado, mudar sua política de preços, reformular o ponto de venda, fazer mudanças na marca e, obviamente, rever todo seu sistema de custos. Com a queda do ticket médio que tais jovens proporcionariam, dificilmente ele conseguiria manter sua empresa lucrativa. Ou seja, seguir o brief do cliente poderia agravar ainda mais o problema. No entanto, pedimos um tempo para estudar melhor a situação.

Sem verba para pesquisa, o planejamento se encarregou de resolver. Avaliamos o histórico da marca, fomos conhecer o estabelecimento e a concorrência, conversamos com clientes e ex-clientes e até com o público de vinte e poucos anos que frequentava a região. O diagnóstico foi surpreendente. A maioria daqueles ex-clientes haviam deixado de ir ao restaurante, pois não tinha mais onde estacionar. Com a chegada desses novos estabelecimentos, as ruas próximas ficaram cheias de carros. Um jovem não liga de estacionar a várias quadras adiante, mas o público adulto queria parar o mais perto possível. Se não tivesse vaga, eles iam direto para algum concorrente. E, com o tempo, o restaurante foi saindo da lista de opções desse pessoal. No entanto, a marca era muito bem avaliada pelos adultos. Pelos jovens, entretanto, ela era vista como algo caro e com a “cara” dos seus pais, o que indicava que o tal reposicionamento tinha tudo para fracassar.

Dissemos, então, que não havia nada que a comunicação pudesse fazer até que o problema real fosse resolvido. Para isso, sugerimos que ele adquirisse um terreno que havia em frente ao local para construir um estacionamento ou que contratasse manobristas pra facilitar a vida do pessoal. No início ele relutou, mas conseguimos convencê-lo. Em poucos meses, em uma obra rápida (subiu um muro, cimentou o chão e montou uma guarita), o estacionamento estava pronto.

Agora tínhamos um objetivo claro para a comunicação: fazer com que o público soubesse da novidade para colocar o restaurante novamente na sua lista de opções. Sugerimos algumas mudanças na decoração, uma pequena e rápida “reforma”, uma festa de reinauguração com alguns formadores de opinião e ex-clientes, um trabalho de assessoria de imprensa e anúncios em alguns jornais (bem criativos, por sinal). Em pouco tempo, as filas haviam voltado à porta do estabelecimento."

3. O que tem a dizer para os futuros planejadores?

"Como o Matt Willifer, ex-presidente da APG-UK, disse na série Conselho para os planners do futuro: “Talvez, no subconsciente, a maioria de nós não acredita realmente que nossa propaganda gerará dinheiro. Nesses casos, falar sobre ‘imagem da marca’ é confortante e nos absolve da responsabilidade”.

Portanto, ao invés de se prender na crença de que ‘o propósito da propaganda é construir uma imagem’ ou dividir as ferramentas de comunicação entre aquelas que vendem e as quem vão ser plataforma de branding, é essencial ter a consciência de que nosso principal papel é gerar ganhos financeiros para nossos clientes. Essas ferramentas que citei podem nos ajudar a chegar a esse objetivo, mas são um meio, e não o fim.

Quem tiver em mente a finalidade principal do que fazemos, certamente terá sucesso. Fica a dica."

E aí gostaram? Esperamos que tenha ajudado a entender um pouco mais sobre essa área.

Marketing Digital – A Estratégia do Momento

O Marketing Digital é um conjunto de ações vantajosas usadas principalmente, por pequenas e médias empresas, pois é uma forma de ganhar visibilidade internet.

Atualmente, o mundo está quase totalmente digital vemos que a sociedade mudou, o mercado mudou, o consumidor mudou. Portanto, o marketing também precisa mudar levando em consideração esse novo cenário e as novas ferramentas e plataformas de ação que com ele se tornam disponíveis.

O planejamento de Marketing digital é o ponto de partida de tudo. A única forma viável de a empresa utilizar adequadamente a Internet é através dele. Pois são infinitas as possibilidades da Internet, seja na criação de novas formas de negócio, seja na divulgação dos produtos, seja no atendimento aos clientes, enfim no Marketing Digital.

Confira as ferramentas mais usadas para o Marketing Digital, usada por muitas empresas para gerar lucros através da Web.

- E-mail Marketing (Envio por e-mail de alguns produtos, linkados ao site da empresa)
- Newsletter (Envio de mala direta, apenas com imagem informativa)
- Mídias Sociais (Twitter, Facebook, Youtube, Flickr e outras)
- SEO (Posicionamento da empresa em sites de busca)
- CRM (Afim de aproximar e criar um relacionamento com o cliente)
- Chat Online (Agilidade na comunicação com a empresa)
- Comércio Eletrônico (Venda dos produtos online)
- Publicidade (Inserção de banners em sites estratégicos, gerando resultado a marca da empresa)
- Blogs (Afim de gerar outro tipo de comunicação com o público álvo, gerando informação e trazendo credibilidade a marca)

Entre outras ações. No mundo digital, ou sua empresa está dentro deste novo ciclo ou ela não existe.

Notícias do Prex da Idealax

Nós da Agência L&K escolhemos a empresa Idealax - Produtos de Limpeza, para realizar nosso planejamento e produção do Prex. Já tínhamos o contato do proprietário da empresa, o Fernando Figueiredo e isso ajudou muito o recolhimento das informações para o planejamento e produção do Briefing e Planejamento de Marketing. É de suma importância que você tenha um bom contato com alguém da empresa que pretende realizar seu Prex, pois somente assim, conseguirá reunir todas as informações necessárias para completar o Roteiro.

Atualmente estamos na parte de Criação, reta final do projeto e na nossa opinião o que mais gerou trabalho foi o Planejamento de Mídia. Ele é muito delicado e qualquer falha, gera o re-trabalho de todas as planilhas de veiculação. Esta parte do trabalho deve ser feita com muita atenção, pensando no Antes (o que você colocou até agora no trabalho) e no Depois (mídias que serão realmente usadas). Caso a agência queira usar alguma mídia não citada anteriormente, ela terá que alterar em todos as etapas já produzidas, para que todo o TCC esteja alinhado.

Perdemos muito tempo para iniciar a produção das peças publicitárias que serão usadas para na campanha, queríamos algo diferente, inovador no mercado. Que passasse um conceito de qualidade de vida, e trouxesse mais tempo para a dona de casa realizar outras coisas que ela goste, que não seja "Limpar".

Ontem tivemos assessoria com o professor Carlos Barbosa, ele nos deu um norte e finalmente começamos a peça. Assim que tiver algo em um nível bom, mostraremos à vocês.

Abraços e até o próximo post.

Agência L&K

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NOVA TECNOLOGIA PERMITE CONEXÕES INSTANTÂNEAS EM 3D.

Mais uma vez a ÓrionPC inova e traz para o Brasil mais uma ferramenta essencial para a vida das pessoas. Trata-se da tecnologia que adiciona monitores via USB, totalmente aliada a 3D.

Com milhares de aplicações úteis além de divertimento, o seu ambiente principal estará livre, mantendo suas redes sociais (twitter, orkut, facebook, Farmville etc.), msn ou skype, seu widgets de tempo, cotação de câmbio, trânsito, tudo em destaque nesse monitor extra, que é simples e fácil de usar.

Mais do que isso, o equipamento serve de porta-retrato digital, leve, compacto, simples de carregar, além de permitir visualização de imagens em 3D a olhos nus, sem necessidade de óculos especiais. Ou seja, uma gama de ações ao seu dispor.

Outras vantagens: não precisa de interface VGA, não precisa de alimentação, basta ligar em uma interface USB e pronto, fácil acesso a seu mídia player e seu controle, acesso rápido a toolboxes importantes para jogos on-line, visor secundário para computadores conectados a TVs e até três monitores sem a necessidade de uma nova placa gráfica.

A OrionPC e seus fornecedores há tempos criam uma gama completa de plataformas de sinalização digital com várias e poderosas características amigáveis. Soluções de design “Fan-less” são desejáveis para plataformas de digital signage porque reduzem os custos de manutenção, eliminando grande acúmulo de poeira.

Quando um sistema está localizado em um local remoto, uma solução fan-less oferece grande confiabilidade e uma baixa taxa de falhas. Além disso, seu projeto “slim” e compacto torna fácil para os aparelhos de mídia serem montados atrás de monitores LCD ou mesmo em aplicações de missão crítica.

SABESP LANÇA CAMPANHA 3D

A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico de água do Estado de São Paulo, lança a sua primeira campanha publicitária com imagens tridimensionais nas principais salas de cinema 3D, em São Paulo. É a primeira vez que uma empresa do estado entra no cinema com tal tecnologia.

Com 45 segundos, o filme conta com diversos elementos em 3D produzidos pela Skycube, produtora da 3D Impact Media. O filme será veiculado nos quatro complexos digitais da Rede Cinemark, em São Paulo, situados nos shoppings Villa-Lobos, Market Place, Cidade Jardim e Higienópolis. A exibição é feita antes do sucesso 3D “Alice no País da Maravilhas” e de “Fúria de Titãs”.

Os elementos tridimensionais do filme da Sabesp foram inseridos sobre o filme em 2D já produzido pela Cia de Cinema e veiculado na TV aberta. O objetivo era valorizar os elementos já existentes no filme original com a inserção do 3D, além da criação de outra imagens tridimensionais, como o logo da Sabesp, que foi totalmente recriado com a nova tecnologia, sob a orientação da agência NovaS/B. A adaptação para o formato DCP/DCI foi feita em parceria com a produção da Kinomaxx.

“O uso da plataforma 3D alinha-se à estratégia de comunicação da Sabesp de se aproximar cada vez mais dos seus clientes pelos diversos canais existentes”, afirma o Superintendente de Comunicação da companhia, Adriano Cândido Stringhini.

Veja o Video:http://www.youtube.com/results?search_query=SABESP+CAMPANHA+3D+COM+CESAR+CIELO&aq=f

21 fatores que influenciam a primeira impressão de um site

Quando um visitante visita o seu site pela primeira vez, a impressão é formada muito rapidamente. Uma boa primeira impressão aumentará dramaticamente as chances de que o visitante volte novamente enquanto uma primeira impressão negativa é difícil de ser modificada.

Confira abaixo 21 fatores importantes (não necessariamente na ordem que se encontram) que influenciam a primeira impressão que um visitante tem ao visitar um website:

1. O tempo de carregamento: A maioria de nós não é muito paciente e páginas que carregam lentamente não irá nos encorajar a voltar. Por outro lado, páginas que carregam rapidamente encorajam o visitante a navegar pelo seu site sabendo que não terão que esperar muito para que cada página carregue.

2. Mensagens de erro: Se os novos visitantes encontrarem mensagem de erro e por isso não poderem acessar o conteúdo do seu site, eles não terão uma boa impressão e provavelmente não voltarão.

3. Cores: A aparência do seu site obviamente será um fator muito importante no impacto que causa nos novos visitantes. Escolher a combinação de cores adequada pode ser difícil mas felizmente há algumas ferramentas on-line que podem ajudar.

4. Logomarca: O logo deve ajudar a construir a marca do seu site da maneira como você quer que os clientes pensem a seu respeito.

5. Imagem de Cabeçalho: As imagens do cabeçalho podem ter um forte efeito nas primeiras impressões.

6. Tipografia: Uma boa tipografia pode fazer toda a diferença

7. Layout: Um dos elementos de design mais importantes é o layout. Qualquer que seja o layout que você use, você deve chamar a atenção para os itens mais importantes. O layout deve ser usado não só para criar um visual atraente mas também para permitir que o site seja fácil de se navegar.

8. Propagandas: Uma das piores maneiras de se causar uma má impressão é ter um site cheio de propaganda. A maioria dos usuários de internet esperam encontram propagandas na maioria dos sites, porém propagandas em excesso e uma má localização no site pode ser um grande desestímulo para os visitantes.

De uma maneira geral, você deve evitar colocar propagandas em locais que impeçam a leitura adequada dos conteúdos, a menos que o objetivo do seu site seja fazer dinheiro através de cliques em anúncios. Anúncios animados podem faciolmente distrair e aborrecer os leitores. Se você colocar propagandas distantes do corpo do texto, os visitantes não irão se incomodar.

9. Sua reputação: Alguns dos seus visitantes de primeira viagem estarão familiarizados com você ou com o seu site antes mesmo de visitá-lo. Em muitos casos eles podem ter lido sobre você em outro site que faz um link com o seu, isso é muito comum entre os bloggers.

Se os visitantes tiverem lido uma recomendação positica a seu respeito antes de visitar o seu site, você terá desenvolvido uma certa reputação na mente desse visitante e isso certamente afetará a primeira impressão que ele terá do seu site. O oposto acontecerá se ele tiver lido ou ouvido falar coisas negativas a seu respeito antes de visitar o blog.

10. Facilidade de navegação: Nós provavelmente estivemos em sites que pareciam ter um ótimo conteúdo para se ler, mas só que não conseguimos encontrar o que queremos. Talvez uma das coisas mais frustrantes em um site seja a navegação pobre. Por outro lado, uma navegação bem construída pode ajudar os visitantes a ter uma experiência positiva no site.

11. Propósito Claro: Novos visitantes devem conseguir perceber rapidamente o propósito de um site. Muitos sites incorporam isto de maneira efetiva quando usam a página “Sobre nós” ou algo do gênero para comunicar claramente o sque o visitante encontrará no site.

12. Elementos Não Profissionais: Alguns itens tais como gifs animados e contadores de visitas podem causar uma má impressão. Em geral, qualquer coisa que faça o seu site parecer como se ele tivesse sido feito há 10 ano deve ser evitado.

13. Qualidade das Imagens: É impressionante como uma imagem de alta qualidade pode causar um grande impacto no design. Felizmente, há muitos recursos online para se conseguir imagens de alta qualidade a um baixo custo e às vezes até gratuitamente.

14. Acessibilidade: Alguns usam navegadores antigos, outros tem conexões lentas, etc. Se o seu site não for acessível para essas pessoas, pode ter certeza de que você terá causado uma má impressão.

15. Pop-ups: A maioria dos usuários tem algum tipo de bloqueador de pop-ups, mas ainda assim alguns sites ainda os usam. A maioria dos usuários não gostam de pop-ups que não são bloqueados e isso pode causar uma má impressão. Alguns sites ainda usam pop-ups de maneira efetiva, então antes de usá-los em seu site, você deve pesar os prós e os contras.

16. Áudio e Vídeo: Alguns usuários apreciam estes elementos em um site, basta ver o sucesso de sites como o YouTube, mas não permita que eles sejam carregados no seu site automaticamente, deixe o usuário ter a liberdade de escolher se querem reproduzí-los ou não.

17. Associações: Os visitantes poderão ser novos no seu site mas eles ficarão impressionados se o seu site estiver associado a outros que eles conheçam e respeitem.

18. Qualidade do conteúdo: Claro que a qualidade do conteúdo não poderia ter ficado fora dessa lista. Enquanto o conteúdo pode não ter tanto impacto instantâneo como os aspectos de design do site, mas terá um impacto posterior fazendo com que os visitantes retornem.

Isso é válido especialmente para os blogs. Um visitante que entra em um blog com um ótimo conteúdo irá se lembrar dele de uma maneira positiva.

19. Tom: Além do conteúdo propriamente dito, o tom do discurso também causará impacto na primeira impressão. Muitas vezes o blog tem um conteúdo relevante mas o tom negativo do discurso cria uma má impressão.

20. Número de comentários e trackbacks: Quanto maior o número deles, melhor será a impressão.

21. Animações Flash antes do carregamento da página: Quer seja de maneira positiva ou negativa, as animações em flash certamente causam impacto. De um modo geral, elas desagradam porque tornam lento o carregamento da página. Esse recurso é mais apropriado para sites em que o usuário já espera por ele, como é o caso de sites sobre filmes e música.

Mercado publicitário e as propagandas 3D

Com o crescente número de produções cinematográficas em 3 dimensões, o mercado publicitário tende a crescer os investimentos no formato, para ampliar a interação e novas sensações entre as marcas e os consumidores. Atualmente, as principais publicidades no formato são exibidas no cinema, antes das projeções dos filmes.

Em recente entrevista ao jornal Estadão, Michael Kronenberg, sócio e presidente da 3D Impacto Media, declarou que o mercado publicitário vive uma transição sem volta, e a oferta de imagens 3D vai dominar o cenário.

“Quando o cinema era a única alternativa para exibição de produções em terceira dimensão, o interesse pelo uso do recurso poderia ser mais restrito. Mas atualmente há oferta de ações em 3D para internet, em celulares e, em recente feira de tecnologia em Lãs Vegas, fabricantes como Panasonic, Toshiba, LG e Sony, apresentaram a televisão 3D. É um mercado gigante que começa a se configurar e vai exigir produção de conteúdo 3D”.

No mesmo sentido, o pólo mundial da indústria 3D, Hollywood, anunciou recentemente que vai concentrar seus investimentos no cinema em três dimensões. O processo de produção em 3D é o mesmo há 100 anos. São dois canais de imagens que requerem o uso dos óculos para se ter o efeito de profundidade.

NW Mídia Marketing Digital desenvolve site para lojas exclusivas Italínea

Redação Portal IMPRENSA

A agência NW Mídia Marketing Digital é a responsável pelo desenvolvimento de dois sites para as lojas La Quadratta, para a exposição da linha de móveis Italínea.


o ambiente web trará a exposição de sete ambientes que retratam o show room, entre eles cozinhas, dormitório, banheiro, home theater e home office.


Além da criação de dos sites de acordo com critérios de leitura do Google, canais de relacionamento e comunicação, através de redes sociais, serão abordados nesse planejamento estratégico de marketing. Com isso as ações de marketing digital já estão em andamento e as finalizações das mesmas estão previstas já para o próximo mês.

Trident lança encurtador de URLs para divulgar campanha publicitária

Redação Portal IMPRENSA

A marca Trident lançou na última sexta-feira (8) o encurtador de URL rial.to para atrair internautas para a campanha publicitária "Relaxa, vamos rir mais". A nova ferramenta utiliza no nome o hashtag #rialto do Twitter e espera ser útil ao público usuário de microblogs e redes sociais.

O encurtador, criado pela agência Espalhe, destacará as mensagens mais lidas, enquanto algumas notícias encurtadas poderão ser comentadas por humoristas e celebridades.

"Esta campanha pode ser traduzida em um verbo: 'Tridentizar'. Com o Rial.to, queremos convidar as pessoas a encontrarem motivos para rir da vida já que o riso é uma linguagem universal", comenta Vinicius Germano, gerente de Marketing Gomas da Cadbury, empresa dona da marca Trident.

Seis humoristas profissionais comentarão de forma engraçada os links encurtados e terão a companhia, uma vez por semana, de um convidado para participar da ação.

Segundo Gustavo Fortes, sócio-diretor da Espalhe, é preciso "desenvolver ações que contenham um "objetivo social", que agreguem algo na experiência das pessoas para que elas descubram e compartilhem informações".

O Melhor da Vida premia seguidores do Twitter

Redação Portal IMPRENSA

O Melhor da Vida, loja virtual especializada em Experience Marketing, realiza ação para aumentar o número de seguidores no Twitter. Em parceria com o portal Mundo do Marketing, a empresa vai premiar com experiências como day SPA, voo de balão, jantar multisensorial ou corrida de kart, os seguidores que mais replicarem (RTs) a tag da promoção: #promomelhordavida.


A meta da empresa é alcançar mil seguidores até o final da promoção, em 22 de outubro. A loja virtual conta atualmente com pouco mais de 700 followers.


Para participar, o internauta deve cadastrar-se na newsletter do Mundo do Marketing e seguir o perfil de O Melhor da Vida no Twiiter: @omelhordavida. É necessário que cada usuário faça três RTs com a hashtag #promomelhordavida. A promoção é válida do dia 4 ao dia 22 de outubro de 2010.


Para mais informações, acesse a página de O Melhor da Vida.

DIA Comunicação cria materiais para campanha da Drogaria São Paulo

Redação Portal IMPRENSA

A agência DIA Comunicação criou os materiais de comunicação da nova campanha da Drogaria São Paulo, "Minha Casa Tem Jardim". A agência desenvolveu banners, cartazes e displays para comunicar a campanha em todas as lojas da rede em São Paulo e ainda nos tablóides da drogaria.


Três opções de brindes foram personalizadas com a logomarca da campanha, entre eles um kit vaso, um kit com ferramentas de jardinagem e um regador. O objetivo da ação é oferecer a troca dos brindes por R$ 4,00 para os consumidores que realizarem compras acima de R$ 40,00 em produtos de higiene e beleza.


A ação é direcionada a clientes para o incentivo do contato com a terra. Em grande parte das filiais, a rede mantém uma campanha interna com funcionários para o cultivo de hortas, que faz parte do dia a dia dos funcionários. O objetivo é aproveitar áreas até então desperdiçadas para semear verduras e legumes, para consumo próprio, o que permite levar a campanha também à família e amigos. A campanha iniciada no dia 28 de setembro deve durar até o dia 30 de novembro.

Enken viabiliza tecnologia Google Street View em 3D para site da Gafisa

Redação Portal IMPRENSA

A Enken Comunicação Digital, agência especializada em marketing, publicidade e comunicação online, responsável pelo website da Gafisa, anuncia a inclusão da tecnologia Street View, desenvolvida pelo Google, no site da incorporadora.


O Street View 3D poderá ser acessado de acordo com a área de mapeamento já realizada pelo Google em algumas regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para que a experiência seja realmente completa, a Gafisa fará a distribuição dos óculos especiais aos internautas. Para isso, basta acessar ao site da empresa e ceder as informações necessárias. O internauta receberá, então, no endereço indicado, um óculos especial para a perfeita visualização das imagens 3D. A ação estará disponível apenas através do site da Gafisa e o número de óculos é limitado.


De acordo com David Reck, diretor da Enken, o objetivo é propiciar ainda mais comodidade e oferecer mais informações de qualidade ao internauta que está em busca de um apartamento. "Com a tecnologia disponível no site da Gafisa, o consumidor poderá conhecer todo o entorno do empreendimento que lhe interessa sem precisar sair de casa. Com essa prévia, fará a visita ao empreendimento com a certeza do que encontrará", avalia.


Segundo Luiz Carlos Siciliano, diretor de Marketing e Vendas da Gafisa, a iniciativa segue exatamente a mesma linha daquela proporcionada pela última ação da construtora - o aplicativo para iPhone. "Continuamos com a filosofia de prestação de serviço de primeira linha ao cliente. Com mais essa comodidade, facilitamos suas escolhas e lhe damos opções de pesquisar sua compra onde estiver, para que seja realizada com a certeza de que o local escolhido realmente é o melhor para viver", afirma.

Nova Onda cria spots 3D para Anador

A Nova Onda é a responsável pelos sete spots binaurais da nova campanha de Anador, da Boehringer Ingelheim. As peças, que fazem parte da campanha “Contra dor de cabeça, não inventa. Anador!”, assinada pela Gringo, podem ser conferidas no link - http://www.blockpain.com.br .

Ao escutar os spots com a tecnologia 3D com fone de ouvido é possível ter a sensação de estar no ambiente sugerido. As peças, que utilizaram a tecnologia tridimensioanl foram finalizadas em Londres, no novo escritório da produtora.

Feira de cervejas no Pão de Açucar

Feira de Cervejas, que acontece de 15 a 31 de outubro na loja Pão de Açúcar Real Parque, conta com expositores de produtos nacionais e importados. O supermercado Pão de Açúcar Real Parque promove sua primeira Feira de Cervejas - a Bierfest. Com mais de cem opções de cervejas nacionais e importadas, além da exposição de queijos especiais, o evento será realizado de 15 a 31 de outubro em um espaço de 216 m² montado no estacionamento da loja.



A feira contará com a participação de importadoras e distribuidoras de bebidas, produtores e marcas do setor de bebidas, como AmBev, Petrópolis, Schincariol, Kaiser e Heineken. No total são doze estandes, que apresentarão os produtos com até 40% desconto. Cliente do Programa Mais terão descontos e ofertas especiais. "Para os cervejeiros é uma ótima oportunidade de encontrar os mais variados tipos de cervejas nacionais e importadas, e degustar os produtos. Os fornecedores também apresentarão produtos inéditos no mercado brasileiro", diz João Edson, diretor de operações do Pão de Açúcar.



Na programação da feira estão palestras diárias com os maiores mestres cervejeiros do Brasil, que darão dicas de consumo, harmonização, entre outras informações para o consumidor que quer saber mais sobre o universo de cervejas premium.

Lojas Renner inicia oferta de vestuário pelo E-Commerce

A navegação com filtros por características específicas de cada produto permitirá que o consumidor encontre o item com mais comodidade e agilidade; A Lojas Renner apresenta, a partir do dia 13 de outubro, uma plataforma de negócios que permitirá ampliar a comunicação e o relacionamento com os clientes. Com investimento de R$ 5 milhões, o site www.lojasrenner.com.br passará a integrar itens de vestuário, acessórios e calçados no atual mix composto por moda íntima, relógios, e perfumaria. Os produtos oferecidos nas lojas físicas agora estarão acessíveis também pela web.



A partir de um estudo capitaneado pela Lumens Consultoria, a Lojas Renner detectou o que os clientes buscam quando compram pela internet: segurança, navegabilidade e facilidade de uso. "Com foco nessas premissas, desenvolvemos o e-commerce da Renner, com sinergia com as lojas físicas para construir uma relação ainda mais estreita com os nossos clientes", destaca Leandro Balbinot, diretor de Tecnologia da Informação e Gestão. A meta é que o e-commerce tenha um resultado semelhante ao faturamento anual de uma loja física da rede.



Diferenciais

A navegação com filtros por características específicas de cada produto - marca, preço, cor e tamanho - permitirá que o consumidor encontre o item com mais comodidade. O cliente contará com um álbum com sugestão de looks completos para comprar as peças em um click.



Um estúdio fotográfico foi montado exclusivamente para atender o novo canal e garantir a troca freqüente da composição de looks sugeridos, além de maior detalhamento dos produtos através da variedade de fotos. O novo site utiliza tecnologias de Web 2.0, como busca inteligente, Search Engine Optimization e Q&A semântico, permitindo uma melhor experiência e agilidade na localização de produtos e dúvidas dos clientes.



O portal terá grande sinergia com as 126 lojas físicas, que serão pontos de trocas de mercadorias. Para facilitar a compra, o e-commerce da Lojas Renner oferecerá pagamento em até 12X sem juros no Cartão Renner e em outras bandeiras (respeitando a parcela mínima de R$ 15,00). Na primeira compra realizada nos primeiros dias de lançamento, a loja virtual oferecerá descontos e condições especiais de preço e frete.



A Lojas Renner também possibilitará a troca/devolução de mercadorias em até 30 dias após a compra, estendendo o prazo de sete dias que a legislação regulamenta. Como estratégia de promoção do e-commerce Renner, ao longo do ano, dez flagships da rede receberão totens disponíveis para compras online.



Para atender a demanda, um centro de distribuição terceirizado com capacidade de armazenagem de até 250 mil itens foi contratado, em Embu (SP), especialmente para as vendas online. Para garantir mais eficiência, o controle de qualidade abrangerá 100% dos produtos ofertados.



Campanha

Com os slogans "O sonho de toda a mulher: uma Renner que nunca fecha" e "Para você uma Renner que nunca fecha", a campanha publicitária busca a cumplicidade com a mulher. A ação prevê a presença massiva em canais on-line com banners nos principais portais e sites de moda, e-mail marketing, material de ponto de venda (adesivagem, flyers, sinalizadores) e anúncios em revistas. A Renner selecionou 30 blogueiras que escrevem sobre moda, que receberão um bônus para testarem o novo e-commerce.



Sobre a Lojas Renner - é a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e expansão. A Companhia traz o título de primeira corporação do país com 100% das ações negociadas em bolsa, e está listada no Novo Mercado. Tem uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento, que busca superar as expectativas dos clientes. Em 1996, a Renner criou o Encantômetro, um painel eletrônico localizado na saída de cada loja, para monitorar a qualidade do atendimento oferecido pelos colaboradores, a percepção e o grau de encantamento do cliente.



A Renner foi pioneira em implantar no país, em 2002, o conceito de Estilos de Vida no desenvolvimento de suas coleções e na organização de suas lojas. A exposição coordenada de roupas, calçados e acessórios, sob marcas que refletem diferentes atitudes, interesses e personalidades, facilita a escolha dos clientes, pois permite que eles identifiquem claramente o conjunto de peças que melhor reflete seu jeito de ser e de viver, otimizando o seu tempo de compras. Atualmente a empresa conta com 126 lojas em todo o País.