quarta-feira, 1 de junho de 2011

A nova era da comunicação

Blogs, Twitter, YouTube, Smartphones, Facebook, Orkut são algumas das ferramentas que estão mudando a forma de comunicar

Durante anos a comunicação com a sociedade foi papel de grandes jornais, revistas, rádios e emissoras de televisão. Mas o cenário está mudando e até a grande imprensa já sabe do poder de comunicação dos que antes eram apenas espectadores. Agora todos podem fazer notícia, entretenimento e ter o seu minuto de fama.

Com a inclusão tecnológica no Brasil, as pessoas estão cada vez mais conectadas em mídias que são convergentes. Um exemplo: um avião caiu na frente da minha casa. Posso pegar meu celular, filmar, mandar para o YouTube e divulgar o link pelo Twitter. Avanço minutos, ou até horas na frente da imprensa.



A cada dia crescem os acessos à internet, as vendas de computadores, notebooks, netbooks, smartphones e outras tecnologias que permitem aos seus compradores se tornarem membros dessa era do jornalismo comunitário e do entretenimento livre e democrático. Não acredito que o trabalho jornalístico será afetado, até porque a imprensa faz bom uso das informações passadas pelos cidadãos.


Quanto mais conhecem todas as possibilidades de comunicação as pessoas passam a usá-las com mais facilidade no dia a dia. Celulares com câmera, TV digital, acesso a internet abrem portas para uma nova era na forma de comunicar.
Podemos afirmar que com o aumento, e a chegada ao Brasil de uma tecnologia nunca vista antes, a sociedade atual tende a se adaptar e a participar desta forma moderna de como transmitir a informação. Pode ser uma maneira de quebrar o monopólio de grandes veículos e democratizar a informação.


O mundo digital tem se tornado a cada dia a redação de jornal ou o estúdio de TV de muitos, e também o local de busca por pessoas talentosas ainda não descobertas. Mas o importante é ficarmos atentos às informações que surgem na rede e sabermos distinguir o que é útil, o que é entretenimento e o que é ruim.




Postado por: Oficina da Ideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário