sexta-feira, 17 de junho de 2011

A tecnologia e a publicidade

O mundo mudou, as mídias mudaram, os desejos mudaram. A tecnologia deu ao consumidor um poder nunca antes visto: o poder absoluto da escolha. Enquanto que, há alguns anos, o mercado ditava as regras de compra e venda, hoje, a internet serve de base para muitos consumidores fecharem negócio e produzirem conteúdo digital.

Em nenhum momento da história o diferencial de um produto foi tão exigido. Rei Inamoto, diretor global de criação da AKQA, afirmou durante o IG Digital Day realizado em Julho deste ano:

“Hoje, o consumidor é quem controla as marcas. Há dez anos, eram as marcas que controlavam os consumidores. Hoje, esse poder mudou de mãos. São os consumidores que dominam as marcas. Eles são os próprios criadores.
Os consumidores estão se tornando mídia, com o Facebook, Twitter, o próprio celular. As pessoas estão se tornando seus próprios outlets de mídia”1
O Google, também chamado de “O Oráculo” no meio digital, é um dos responsáveis pela mudança nos hábitos dos consumidores. Com um sistema de buscas rápido e eficiente, além de ferramentas como o Google Maps, Google Docs, Google Academy, ele é uma ferramenta indispensável para encontrar algo na net.

A TV já não é mais a mesma. Anúncios televisivos perdem força diante da utilização, cada vez maior, de canais alternativos de mídia, a maioria ligada diretamente à internet.

As mídias atuais estão passando por uma importante transformação de formato2, não existe mais espaço para monólogos. A interação é um ponto chave da nova cultura de consumo. Assim, as mídias interativas são os formatos que mais crescem na web. Sites, Blogs, Redes de Relacionamento, navegação Wireless, smartphones, são tecnologias que fazem do consumidor um produtor e utilizador de conteúdo. Onde iremos parar? Para onde devemos direcionar as campanhas publicitárias a fim de continuarmos atingindo uma boa audiência? Abaixo segue um vídeo que mostra como as novas tecnologias mudam o comportamento dos consumidores e exigem novas estratégias de marketing3.

AGENCIA STATUS QUO.

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